O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), conhecido como a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), subiu 0,23% em agosto na comparação dessazonalizada com julho. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 14, pela autarquia.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Em pontos, o índice passou de 151,7 para 152. O Banco Central (BC) revisou os resultados de julho (de queda de 0,41% para baixa de 0,59%) e maio (alta de 0,36% para 0,39%), enquanto a taxa de junho permaneceu em 1,36%.
No trimestre encerrado em agosto, a alta foi de 1,5% em relação ao período anterior. No acumulado do ano, o indicador subiu 2,9%.
Leia também: “Governo Lula diz que dívida pode ficar 81% acima do PIB”
Nos últimos 12 meses, o IBC-Br avançou 2,5%. Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve alta de 3,1%.
Na média móvel trimestral, o indicador subiu 0,33% em relação aos três meses terminados em julho, segundo informações do BC.
Leia também: “Dívida bruta do governo vai atingir 95% do PIB em 2033, projetam especialistas”
Entenda metodologia de cálculo do IBC-Br, a prévia do PIB
A metodologia de cálculo do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) é diferente da aplicada nas contas nacionais realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Enquanto o IBC-Br permite um acompanhamento mensal da evolução econômica, o Produto Interno Bruto (PIB), calculado trimestralmente, oferece uma visão mais abrangente da economia.
,Leia também: “PIB da América Latina deve desacelerar para 1,4% em 2024, projeta Fitch”