A produção de automóveis no Brasil aumentou 10% em maio, quando comparada a abril. O cálculo é da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
Relacionadas
“Aos poucos, a produção de automóveis vai se recuperando das restrições impostas pela crise global dos semicondutores”, publicou o órgão em nota. “Mesmo com paradas pontuais em algumas fábricas, o volume total produzido em maio pela primeira vez no ano superou a marca de 200 mil unidades, feito que não ocorria desde dezembro passado.”
Em relação a maio de 2021, o crescimento foi de quase 7%. Também é a primeira vez em 2022 que há o aumento da produção de um mês em relação ao seu par no ano anterior.
De acordo com a Anfavea, em maio do ano passado teve início, “a falta de componentes eletrônicos começou a gerar os primeiros impactos relevantes no setor automotivo brasileiro”. “Com produção em alta e mais dias úteis, maio também registrou bons resultados nas vendas ao mercado interno, com crescimento pelo quarto mês consecutivo”, informou a associação.
Ao todo, 187 mil automóveis foram licenciados em maio de 2022, o que é quase 30% mais que no mês anterior e praticamente empata com o resultado de maio de 2021. A média diária de 8,5 mil unidades foi a maior do ano, “crescendo 10% em relação a abril”.
“Chama a atenção a consistência do crescimento de mercado, um degrau a cada mês desde o início do ano, para vendas e produção”, disse Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea. “As exportações já largaram o ano em alta e se mantêm assim. Como a tendência histórica do nosso setor é de um segundo semestre mais robusto que o primeiro, estamos muito otimistas quanto à manutenção desse bom ritmo de recuperação.”