A produção de veículos automotores recuou quase 20% em março no Brasil, em comparação a abril. Sobre igual intervalo em 2022, houve queda de 4% — período em que o setor enfrentou o pior momento da crise de abastecimento dos semicondutores.
O volume de produção, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), fechou em pouco menos de 180 mil unidades em março. A instituição divulgou os dados nesta segunda-feira, 8.
Os emplacamentos de veículos novos também recuaram. Em relação a março de 2023, a redução chega a 19%. E, para abril de 2022, a retração nas vendas ficou em 9%.
Produção de veículos no Brasil em 2023
Ainda assim, o saldo é positivo para o acumulado do ano, tanto para a produção de veículos quanto para os emplacamentos no Brasil.
Ao todo, foram 715 mil unidades entre janeiro e março deste ano. A cifra representa uma alta próxima de 5% sobre o igual período em 2022. As vendas, segundo o número de emplacamentos, fecharam em 633 mil veículos.
“Mesmo com as dificuldades de crédito e juros elevados, que afetam sobretudo as vendas no varejo, emplacamos até agora 633 mil unidades em 2023, 14% a mais que no ano passado, quando a crise era somente pela falta de oferta”, disse o presidente Márcio de Lima Leite.
Artigo não está bem escrito. Deveriam reler antes de postar.
São três temas distintos: Produção, Vendas e emplacamentos. (Sabendo que produção pode ser exportada).
Uma tabelinha com os valores e percentuais fizeram falta no artigo.
Os petralhas têm um cognitivo difícil.
1. comparamdo março com março e abril com abril deste ano com os 2 meses de 2022, caíram as vendas.
2. no trimestre de 2022 com 2023 houve 5% de aumento. Qual a dificuldade de entender um texto do primário?
3. Em 2022 tvemos pandemia, guerra, falta de peças.
4. Em análise mais profunda, o desgoverno da dona esbanja está destruindo os empregos no Brasil.
Não seria o contrário? A produção ter despencado em abril, em relação a março ?
É só o começo do comunismo. Vai piorar muito. Muito mesmo. Mais impostos, menos liberdade, mais miséria e muito mais o Estado COMUNISTA!
Eu acho que ainda estão emplacando muito, pois o preço dos veículos está insustentável.
Com as incertezas políticas, jurídicas e econômicas do Bostil, a última coisa que pretendo é gastar dinheiro trocando de carro.
A ordem em casa agora é contenção total de gastos. Até a pintura da minha casa irei adiar.
fazueLi
Aguardem as ‘análises’ afirmando que isso não afeta os pobres, pois esses não têm veículo próprio. Quantos aos possíveis desempregados, poderão ficar em casa (se quiserem) saboreando churrasco de picanha.
caramba, parece matéria do “Oglobo”…leiam de novo para ver se vocês entenderam e se o título tem a ver com o conteúdo…mas está difícil depreender se é uma notícia positiva ou negativa, ou parte positiva parte negativa…como assim? como que um indicador recua em março, com relação à abril???!!
Abril de 2022, conhecido com ano passado ou 11 meses atrás
Verdade, texto esquisito!
“Produção de veículos despenca, MAS o saldo é positivo”. Parece que a cultura do MAS não era só privilégio do consórcio. Perder a credibilidade é o primeiro passo para o fracasso. Alguém aí na Oeste que puxe a orelha deste ‘jornalista orelha’.
MAS….kkkkk