A produção nacional de veículos recuou 2,9% em fevereiro, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No total, pouco mais de 160 mil veículos foram montados em fevereiro, incluindo carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 6.
Esse é o menor patamar para o mês nos últimos sete anos — em 2016, foram montados cerca de 144 mil veículos em fevereiro. No entanto, mesmo com o resultado ruim na série histórica, houve alta de quase 6%, em relação a janeiro.
Segundo o balanço, o número de licenciamentos também caiu em fevereiro e terminou o mês com 130 mil novas unidades regularizadas — queda de 1,8%, ante o mesmo período do ano passado. Na comparação com janeiro, o valor também é negativo (recuo de 9%).
Veículos elétricos
No entanto, a venda de carros elétricos cresceu pouco mais de 23% em fevereiro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2022. São 3,5 mil unidades negociadas no segundo mês de 2022, e 4,3 mil vendidas em fevereiro deste ano.
No acumulado do ano, o número de carros elétricos vendidos já é próximo ao alcançado em todo ano de 2019. A expectativa da Anfavea é chegar ao fim de 2023 com 70,5 mil unidades vendidas.
O Molusco não é mais Sindicalista do ABC. Ele é ex-presidiário solto pelo STF.
Outros interesses… Carro não tem mais vez.