Em junho, a produção de óleo diesel no Brasil somou 3,9 bilhões de litros. Esse resultado representa um aumento de 10% sobre o refino no mesmo mês no ano anterior (3,5 bilhões de litros). Os dados são da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
No primeiro semestre de 2022, a produção de diesel no Brasil ficou em 22,6 bilhões de litros, ou seja, 9% mais que no mesmo período em 2021.
De acordo com a ANP, São Paulo foi responsável por 45% do total produzido no primeiro semestre deste ano. Desse modo, o Estado lidera o refino no país. Foram pouco mais de 10 bilhões de litros entre janeiro e junho.
Conforme mostra a agência, a produção de diesel também ocorreu em outros oito Estados do Brasil no primeiro semestre. Em segundo lugar no ranking de produtores aparece o Paraná (2,5 bilhões de litros); a Bahia figura na terceira colocação (2,3 bilhões de litros). Na sequência estão Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Amazonas e Ceará — com o menor resultado entre eles: 44 milhões de litros produzidos no primeiro semestre.
Em média, o diesel no Brasil está sendo vendido por R$ 7,55 o litro. Segundo os cálculos da Petrobras, 12% desse custo vem de impostos estaduais.