A Receita Federal disponibiliza a consulta para o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2024 a partir desta quarta-feira, 24. O órgão informou que deve devolver um total de R$ 8,5 bilhões para mais de 6 milhões de contribuintes. Os pagamentos estão programados para a próxima quarta-feira, 31.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Do montante, a Receita vai destinar R$ 529,5 milhões para os contribuintes com prioridade legal. A medida inclui 14,7 mil idosos acima de 80 anos, 95 mil pessoas entre 60 e 79 anos, 9,6 mil com deficiência física ou mental ou com doença grave e 34 mil cuja principal fonte de renda é o magistério.
Além disso, a Receita priorizou 5,7 milhões de contribuintes por utilizarem a declaração pré-preenchida ou por escolherem o Pix como forma de recebimento. Cerca de 54 mil residentes do Rio Grande do Sul também receberam prioridade por causa do estado de calamidade decretado em decorrência das enchentes de maio. Adicionalmente, a Receita também incluiu 172,7 mil contribuintes não prioritários no lote.
Como verificar a restituição do Imposto de Renda
Para verificar se foi contemplado, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. A consulta também está disponível pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, compatível com celulares e tablets.
Caso o contribuinte não resgate a restituição em um ano, deverá solicitar a liberação pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal. O contribuinte não incluído neste lote deve conferir o calendário das próximas restituições.