O grupo espanhol de supermercados Dia anunciou, nesta quinta-feira, 14, que vai fechar 343 lojas no Brasil. Apesar do encerramento da maior parte dos mercados, a empresa vai manter as operação no Estado de São Paulo.
De um total de 587 mercados em funcionamento, o grupo decidiu encerrar a atividade de 343 unidades. Além destas, três armazéns também vão fechar, mas não há uma data para o fim das atividades. A concentração operacional do grupo se manterá apenas no Estado de São Paulo, com 244 unidades ainda em funcionamento.
Leia também: “Gleisi Hoffmann fala sobre ‘choradeira’ de acionistas da Petrobras: ‘Ganharam muito dinheiro no governo Lula’”
De acordo com o Grupo Dia no Brasil, o ajuste foi necessário para buscar a estabilidade da estrutura da companhia depois de sucessivos prejuízos.
Grupo Dia encerra boa parte das unidades no Brasil como estratégia de rentabilidade
Depois do processo de encerramento das lojas, a empresa informou que vai iniciar uma análise de “alternativas estratégicas para os negócios do Dia Brasil”.
O negócio tem maior rentabilidade nas unidades paulistas. Segundo o grupo, concentrar as unidades no Estado de São Paulo permite a “capitalização da rede logística e a redução de custos”.
O fechamento das unidades do Dia tem como objetivo direcionar os recursos para mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento para o grupo na Espanha e na Argentina.
Leia mais: “Mercado financeiro prevê inflação de 3,76% em 2024”
Atualmente, são nestes dois países que a companhia conseguiu uma posição relevante, “com foco na distribuição alimentar de proximidade”, segundo a empresa.
O mercado Dia abriu sua primeira unidade no Brasil em 2001. Em agosto de 2023, a rede vendeu quase 500 supermercados em Portugal. Na época, a rede de mercados Dia declarou que concentraria os esforços nos seus principais mercados e reduziria seu endividamento.
+ Leia mais notícias da Economia em Oeste
Se não me falha a memoria, O Dia fez o L…..