O imposto sobre consumo no Brasil, que será criado no novo regime tributário, poderá ser o maior do mundo.
Um estudo inicial apontava para uma alíquota-base do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) de 25%, mas a perspectiva agora é que esse porcentual seja mais alto.
Isso deve acontecer porque as mudanças de última hora feitas no texto da reforma tributária, com inclusão de mais segmentos na lista de setores com regime especial, devem elevar a alíquota do IVA.
Levantamento feito pelo Bichara Advogados, divulgado pelo jornal O Globo, com base em dados de países-membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), revela que a alíquota do IVA deverá se aproximar à praticada na Hungria, que tem taxa de 27%, a maior entre os países da OCDE.
A reforma prevê a unificação dos impostos, simplificando o sistema atual. Nesse novo sistema tributário, cinco tributos sobre o consumo serão substituídos pelo Imposto sobre Valor Agregado, como acontece em mais de 170 países.
No Brasil, porém, esse IVA será dual, o que na prática significa dois tributos: o federal Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que une IPI, PIS e Cofins; e o subnacional Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que engloba ICMS e ISS.
Veja os países com as maiores cobranças de IVA
- Hungria 27%
- Dinamarca 25%
- Noruega 25%
- Suécia 25%
- Finlândia 24%
- Grécia 24%
- Islândia 24%
- Irlanda 23%
- Polônia 23%
- Portugal 23%
Em países como Espanha, Alemanha, Reino Unido e Chile, as taxas giram em torno de 19% e 21%.
O imposto unificado sobre consumo é adotado em 174 países do mundo, segundo informações da Tax Foundation, numa avaliação de que a unificação reduz custos administrativos.
Imposto padrão Dinamarca, serviços públicos padrão Nigéria
Eu não tinha dúvida que a reforma tributária era para arrecadar mais, pois, nunca seria para reduzir a máquina administrativa e as despesas de propaganda do governo, para comprar a mídia.
O estado de bem-estar social ( Bolsa Família ) alinhado com o sistema de confiscação do governo federal, imperial, socialista e corrupto do Brasil, é um sistema de injustiça. Priva as pessoas do que ganham para distribuir benefícios não merecidos a outros. Quanto mais você produz, mais você deve. Quanto mais você trabalha, maior sua dívida. Se você cria algo e quer aproveitar os frutos do seu trabalho, você é considerado ganancioso e imoral – mas se você não cria nada, tem direito aos frutos do trabalho dos outros.
Essa injustiça tira as pessoas do controle sobre suas vidas. Você quer usar o dinheiro que ganhou para mandar seu filho para a faculdade? Que pena: você tem que mandar o filho de outra pessoa para a escola. Você quer usar o dinheiro que ganhou para investir em sua aposentadoria ou iniciar um novo negócio, correr o risco e melhorar seu padrão de vida? Que pena: você tem que pagar a aposentadoria de outra pessoa. Suas escolhas, esperanças e sonhos são constantemente colocados em segundo plano para o suposto bem da sociedade, ou melhor, o bem dos políticos saqueadores do fruto do nosso trabalho. E quando voce morre? Com essa nava lei de tributação 50% do que voce possue pertence ao governo, esse é o famoso imposto da morte.
Vai ter muito desemprego por falta de consumo, porque Brasil não é Hungria.
Muitas industrias e comercio fecharão as portas por falta de clientes.
Não é de se ficar surpreso que as montadoras estão indo embora do Brasil.
Quem paga imposto? O consumidor. Empresas repassam impostos, simples assim.
Para sustentar a bandidagem
É só olhar quais países tem maior IVA…
Todos fazendo o “L”. Ja existem serviços com reajuste de 40%!
Pois é, a OAB que lutou com unhas e dentes pra colocar o larápio no poder novamente agora vai entrar com um pedido contra a reforma pois interferiram neles, o aumento sobre o serviço relacionado aos advogados vai ser de 35%. Faz o “L” agora.
Para manter os companheiros nos 37 ministérios, o dinheiro tem de sair de algum lugar, não é, seus PTralhas dos infernos?
os esquerdinhas vão comemorar que temos impostos iguais aos dos países nórdicos, olha que progresso kkkkk. Imposto de primeiro mundo, serviços de terceiro mundo, tudo para encher o bolso dos corruptos.
Os parasitas do sistema precisam se alimentar. Como fazer isso melhor do que tirar da mesa do povo. Canalhas, mil vezes canalhas.
Pode ter certeza que é isso que vai acontecer. A Carreta Furacão é gulosa e adora luxo!