A Samsung recuperou sua posição como a maior fabricante de smartphones do mundo no primeiro trimestre de 2024, de acordo com a consultoria International Data Corporation (IDC). A empresa superou a Apple, que havia liderado o mercado recentemente.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
As vendas do iPhone caíram 10%, ou 50,1 milhões de unidades. Isso representa 21% de participação no mercado. Do lado oposto, a Samsung alcançou uma participação de 23% do mercado, com 60,1 milhões de smartphones vendidos.
Além da Samsung e da Apple: o crescimento das fabricantes chinesas de smartphones
O crescimento mais significativo no mercado de smartphones veio de fabricantes chineses. A Xiaomi, por exemplo, registrou um aumento de 34% nas vendas e conquistou uma participação de 14%.
Por sua vez, a Transsion, com sede em Shenzhen e responsável pelas marcas Tecno, Itel e Infinix, se destacou como a fabricante de smartphones com o crescimento mais rápido. A empresa aumentou suas vendas em 85%, com 25,2 milhões de unidades vendidas. Com esse resultado, a Transsion assumiu a quarta posição em volume de vendas, à frente da concorrente chinesa Oppo.
Mudanças nas empresas do setor de smartphones
Nabila Popal, diretora de pesquisa do IDC, destacou a mudança de poder entre as principais empresas do setor, com a Xiaomi se recuperando e a Transsion consolidando sua presença entre as cinco primeiras.
Enquanto as vendas globais de smartphones aumentaram 8%, em relação ao ano anterior, a Apple enfrentou dificuldades para acompanhar essa recuperação. Neste ano, as ações da empresa norte-americana caíram cerca de 5%.
Leia também: “Apple demite mais de 600 funcionários ao cancelar projeto de carro elétrico”