O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estima que 26% dos pequenos negócios estejam inadimplentes. A informação é fruto de um levantamento realizado pela instituição em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com os dados do Sebrae, 63% desses pequenos negócios têm dívidas. Mais da metade deles afirma que seus custos mensais estão comprometidos com esses pagamentos, segundo o site Poder360. A proporção sobe para 61% no segmento de microempreendedores individuais.
Mesmo com as dívidas, os empreendedores de pequenos negócios resistem em solicitar crédito. O levantamento mostra que apenas 34% deles buscaram empréstimos entre janeiro e março de 2023.
Além disso, somente 40% dos que buscaram crédito receberam respostas positivas das instituições financeiras. Os dados são de abril e maio.
Décio Lima, presidente do Sebrae, disse que o órgão está trabalhando para aumentar a oferta de crédito aos pequenos negócios. A estratégia é criar fundos garantidores para facilitar o acesso e reduzir os juros. Ele citou, por exemplo, uma parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
De acordo com Lima, o Sebrae colocará R$ 80 milhões no fundo, e à Finep reservará R$ 50 milhões. O montante deve gerar financiamento a taxas de juros de 2,5% ao ano.
Esse valor não da pra financiar nem 1/10.
Se o desgoverno dá tanta força para os pequenos produtores rurais, deveria dar a mesma força para os micro empreendedores.
Mas pelo visto, não é o que acontece.