O último dia do Feirão Limpa Nome da Serasa foi marcado por um recorde histórico no volume de negociações de dívidas no Brasil.
Na última quinta-feira, 30, a Serasa registrou 313 mil acordos fechados em apenas um dia, superando o recorde anterior, de 275,7 mil acordos. O recorde anterior foi alcançado em 8 de setembro de 2020, no auge das dificuldades econômicas da pandemia.
O marco significativo ocorreu no último dia do Feirão Limpa Nome, evento em que a Serasa reuniu cerca de 600 empresas para oferecer descontos de até 99%.
Leia também: “Água, luz e gás ocupam maior parte do orçamento mensal do brasileiro, informa Serasa”
Pela primeira vez, a plataforma Limpa Nome da Serasa incluiu também contas de energia atrasadas, oferecendo opções de pagamento facilitado, através do aplicativo da Serasa ou pelo site oficial.
Dia do recorde de negociações coincidiu com pagamento da primeira parcela do 13º salário
O dia do recorde, 30 de novembro, coincidiu com o pagamento da primeira parcela do 13º salário para a maioria dos brasileiros.
A empresa alega que esse cenário indica uma mudança de comportamento do consumidor brasileiro em 2023, com uma tendência crescente à organização financeira e à quitação de pendências antes de assumir novas dívidas.
Leia também: “Mais da metade das dívidas com cartão de crédito é contraída em compras em supermercados”
Além do Feirão e do 13º salário, o Programa Desenrola Brasil, iniciativa do governo federal, também contribuiu para incentivar os brasileiros a buscarem uma saúde financeira mais sólida.
Além disso, o Brasil enfrenta um desafio de inadimplência significativo, com 71,9 milhões de brasileiros, ou 43,94% da população adulta, com contas em atraso.
Em média, as dívidas dos brasileiros giram em torno de R$ 5,2 mil, com a maior parte delas concentrada em três setores:
- Bancos (29,2%);
- Contas básicas (23,5%); e
- Financeiras (16,8%).
+ Leia mais sobre Economia em Oeste
A coluna analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do mercado e que podem influenciar nos rumos da política e da economia do Brasil.
Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail