O juiz Paulo Assed Estefan, da 4ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, determinou que o sigilo dos “incidentes processuais”, relacionados à recuperação judicial da Americanas, fosse retirado. A decisão é do sábado 11.
Depois da determinação, foram abertas para a consulta pública informações como a investigação realizada pela administração judicial e as “inconsistências contábeis” do rombo de R$ 20 bilhões registrados na empresa.
Até então, essas informações foram apresentadas somente para as partes que estão no caso. Agora, no entanto, esses dados se tornaram públicos. A Americanas ainda não comentou a decisão do juiz.
Em sua determinação, Assed mandou ainda que o cartório cadastrasse todos os advogados habilitados pelos credores a fim de serem intimados para acompanhar as decisões proferidas nos autos do processo.
“Como já explicitado nestes autos, a Constituição Federal erigiu como regra primeira, a publicidade dos atos processuais, alocando o sigilo como exceção, visto que o interesse individual não pode se sobrepor ao público”, afirmou Assed.
Outra decisão se refere à divulgação das informações do financiamento aprovado em favor da Americanas, no valor de R$ 2 bilhões, que também estava sob sigilo. Trata-se de um modelo de empréstimo usado apenas em recuperações judiciais.
Foram os acionistas da Americanas Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira que propuseram esse valor de financiamento. Nesse caso, se a varejista for à falência, quem emprestou o dinheiro recebe primeiro, ficando atrás somente dos administradores judiciais e de alguns créditos trabalhistas. Conforme o juiz, todas as decisões devem ser divulgadas no site da administração judicial.
Leia também: “A hecatombe das lojas Americanas”, artigo de Bruno Meyer para a Edição 150 da Revista Oeste.
E , parabéns ao juiz (sentimos que o JUDICIARIO AINDA TEM SALVACAO), que teve coragem CONSITUCIONAL E MORAL , de quebrar o sigilo do caso da lojas americanas pois não estamos falando de milhões, PASADENA o que já seria um absurdo , mais de bilhões e manipulação de dados contábeis!?!?
Trio sangue suga
Há muitos da direita financiando políticos radicais da esquerda como tabata amaral. Sim, toda vez que vc toma uma cervejinha ou refrigerante da Ambev, ou come alguma coisa do burger king, ou ainda adquire algo nas Ameicanas, tu está contribuindo com a destruição do Brasil pela esquerda radical.
E agora dono da Ambecv e sua afiliada tabatinha?
E AINDA TEVE SÓCIO DESSA EMPRESA QUE FOI AOS ESTADOS UNIDOS PARA FALAR
MAL DE BOLSONARO! É COMO A PIADA DO PORTUGUÊS QUE ESTÁ COM OS BIGODES SUJOS DE EXCREMENTOS, MAS SENTE APENAS CHEIRO DO MUNDO, NÃO O
DELE PRÓPRIO.