A norte-americana Tesla assinou um acordo longevo com a Vale para fornecimento de níquel das operações da mineradora brasileira no Canadá. As informações são da agência Bloomberg. O contrato, de acordo com fontes ouvidas pela reportagem, é visto como uma forma de a montadora fundada por Elon Musk mitigar a escassez do metal.
O níquel é usado para fabricar aço inoxidável e essencial para baterias de veículos elétricos. O preço do níquel, no entanto, subiu de forma constante antes mesmo de a guerra na Ucrânia elevar ainda mais os valores. Questionada por Oeste, a Vale não comentou diretamente o acordo. Disse que planeja aumentar sua participação no mercado de veículos elétricos dos 5% atuais para 30% a 40%.
“Como líder mundial na produção e fornecimento de níquel Classe 1, estamos em conversas com partes interessadas em todos os pontos da cadeia de fornecimento de veículos elétricos, incluindo grandes fabricantes de automóveis, produtores de cátodos e produtores de baterias para explorar possibilidade de parcerias. Isso está em linha com o posicionamento da Vale no mercado, a qualidade do nosso produto e a crescente demanda por níquel como componente crítico na fabricação de baterias para veículos elétricos.”
Cuidado, vai levar cano, isso é um 171 nato.