No próximo dia 29, um leilão definirá as empresas que vão realizar a construção do trem que ligará, em seu primeiro trecho, a cidade de São Paulo à de Campinas, conhecido como Trem Intercidades (TIC).
Segundo o governo paulista, será o trem mais veloz do país, com velocidade média de 95 km/h e máxima de 140 km/h. O trem que liga as cidades inglesas de Londres e Birmingham, por exemplo, tem velocidade média de 80 km/h, de acordo com o governo estadual.
O projeto inclui a estrutura da ferrovia e a construção dos veículos. No edital de licitação, o seu valor foi definido em R$ 13,5 bilhões.
Leia mais: Lula e Tarcísio lançam projeto de construção do túnel Santos-Guarujá
“O projeto terá grande impacto, e no dia 29 de fevereiro já teremos o vencedor do leilão, para começar a colocar o projeto em prática”, disse a Oeste o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth (PSD), que é o responsável por coordenar os projetos de privatização na gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos).
“Em seguida, obviamente, virão questões jurídicas e de documentação para a realização da obra com o consórcio responsável. Não é uma obra simples, vai levar alguns anos até a sua conclusão, o prazo estimado é para 2030.”
O edital foi lançado em outubro de 2023 e já ocorreram três audiências públicas para a discussão do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental até a realização do leilão. Haverá, para a implantação da obra, nova parceria com o governo federal, dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Leia mais: “Túnel Santos-Guarujá será o primeiro submerso da América Latina; entenda como vai funcionar”
Numa extensão de 101 quilômetros entre São Paulo (Estação Barra Funda) e Campinas, a viagem terá duração de uma hora e quatro minutos. No trajeto, também serão atendidas as cidades de Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos. A passagem custará o equivalente a R$ 64.
Para o deputado estadual Dirceu Dalben (PL), líder da Frente Parlamentar das Ferrovias na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o TIC “vai inaugurar um novo ciclo de mobilidade entre duas das principais metrópoles brasileiras, a de São Paulo e a Região Metropolitana de Campinas (RMC).”
Benefícios do novo meio de transporte
A opção pelo trem, segundo Dalben, vai reduzir a utilização de veículos automotivos para esse percurso, o que será benéfico para o meio ambiente.
“Do mesmo modo, o transporte de passageiros por ferrovia representa um grande ganho em termos de preservação de vidas humanas, pela redução imediata na taxa de acidentes automobilísticos, que continua muito alta no Brasil.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Segundo Dalben, a desativação do transporte de passageiros pela malha ferroviária, antes intenso com companhias como a Paulista e a Mogiana, prejudicou o desenvolvimento do Estado e do país.
“Em toda a Europa e na América do Norte, por exemplo, o transporte ferroviário continua sendo um dos preferidos da população local e dos turistas, representando ganhos significativos em geração de emprego e renda para as comunidades locais.”
Ele ressalta que o objetivo do governador Tarcísio, dando continuidade aos seus projetos nos tempos em que foi ministro da Infraestrutura do Brasil, no governo de Jair Bolsonaro, entre 2019 e 2022, é cada vez mais reativar esse meio de locomoção.
“Com o TIC, espera-se que São Paulo e o Brasil passem a de fato retomar esse transporte, que é eficiente, seguro, rápido e prazeroso”, observa o deputado. “O transporte de cargas também está sendo cada vez mais incentivado em território paulista.”
Grande Tarcísio! Competência, dedicação e honestidade trazem bons rersultados para a sociedade.
Me parece que o momento atual não justifica gastar como previsão inicial 13.5 bilhões nesta obra, afora outros penduricalhos, prorrogação de licitação para revisão de preço, extensão do prazo final e ai vai………o país, o estado carecem de investimentos mais prioritários no momento e depois para uma viagem de 1hora a 1hora e dez minutos eu faço de carro e conforme o transito em menos tempo…….se pelo menos fosse o trem bala japonês o que não é, mesmo assim desnecessário……….