A frente antitruste da União Europeia (UE) autorizou na última terça-feira, 15, a proposta de aquisição dos estúdios de cinema Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) por parte do grupo Amazon. A expectativa é que o acordo seja formalizado por US$ 8,5 bilhões.
O órgão regulador aprovou o acordo sem condições adicionais, ao concluir que o acordo não representa perigos à concorrência no continente. A União Europeia manifestou que analisou as sobreposições entre Amazon e a MGM em conteúdo audiovisual e entendeu que as participações de mercado combinadas são baixas.
Com a aquisição, a Amazon deve reforçar seu portfólio de entretenimento na disputa de mercado com plataformas como Netflix e Disney+.
Agora, a expectativa é que o órgão que regula a concorrência de mercado nos Estados Unidos se pronuncie nas próximas semanas, para avalizar a operação. A decisão favorável na Europa deve contribuir para o êxito do acordo.
A MGM conta com os direitos dos filmes do agente James Bond, uma das franquias mais lucrativas da história do cinema, com arrecadação de quase US$ 7 bilhões de bilheteria.
O acordo também beneficia a Amazon com um catálogo repleto de sucessos, com mais de 4 mil filmes, como Robocop, Rocky, O Silêncio dos Inocentes, além de séries como Fargo e The Handmaid’s Tale.
Adicionalmente, a MGM também atua no licenciamento de conteúdo para videogames, o que pode beneficiar os esforços de desenvolvimento da Amazon nessa área.