A Vale confirmou nesta sexta-feira, 6, que fechou acordo com a Tesla para fornecimento de níquel classe 1. O material que vai ser encaminhado à montadora de carros elétricos norte-americana vai sair das operações da mineradora no Canadá.
A mineradora multinacional brasileira emitiu nota para comentar o acordo com a empresa do bilionário Elon Musk.
“Este acordo está em linha com a nossa estratégia de ampliar a exposição à indústria de veículos elétricos, alavancando nossa baixa pegada de carbono e posição de liderança no mercado como maior produtor de níquel acabado da América do Norte”, manifestou a Vale.
Para Deshnee Naidoo, vice-presidente de Metais Básicos da Vale, o “acordo reflete um compromisso compartilhado com sustentabilidade”. A mineradora diz que o acordo com a Tesla é de ‘longo prazo’, mas não especificou a duração.
Ainda segundo a Vale, a meta da empresa é alcançar de 30% a 40% de vendas de níquel classe 1 para a indústria de veículos elétricos. As operações no Canadá produzem alguns dos produtos de níquel de menor emissão de carbono do mundo, diz a empresa.
O níquel explorado por mineradoras como a Vale é essencial para a fabricação de baterias para veículos elétricos, o principal ramo de atuação da Tesla. A empresa trabalha com a meta ambiciosa de aumentar em 50% sua produção de carros.