A Vale paralisou parcialmente o transporte e a produção nos sistemas Sudeste e Sul nesta segunda-feira, 10. A medida é temporária e afeta as operações da mineradora em Minas Gerais.
Conforme o comunicado da empresa, a decisão ocorreu para “garantir a segurança dos seus empregados e de comunidades”. O texto atribui a paralisação “ao nível elevado de chuvas que atingem Minas Gerais”. Ainda assim, a companhia manteve sua meta de produzir entre 320 e 335 toneladas de ferro em 2022.
No Sistema Sudeste, a Vale paralisou o trecho do Rio Piracicaba a João Monlevade da Estrada de Ferro Vitória a Minas. O texto informa que o trajeto de Desembargador Drummond a Nova Era “também está paralisado, mas em fase de liberação”. Essa medida “não afetou a produção do Complexo de Itabira”.
No Sistema Sul, “a produção de todos os complexos está temporariamente paralisada”. Isso aconteceu “dada a interdição de trechos das Rodovias BR-040 e MG-030, da segurança de circulação de empregados/terceiros e da infraestrutura da frente de lavra das minas”.
O texto diz ainda que a mineradora “está tomando todas as medidas necessárias para a retomada das atividades”.
A companhia “segue acompanhando o cenário de chuvas em Minas Gerais e monitorando suas barragens, 24 horas por dia, em tempo real, por meio dos Centros de Monitoramento Geotécnicos”, destaca o comunicado. De acordo com a empresa, “não houve alteração do nível de emergência em nenhuma de suas estruturas”.