Nos primeiros oito meses de 2024, as vendas de carros elétricos no Brasil mais que dobraram em comparação ao mesmo período do ano passado. Esse crescimento reflete um avanço significativo do segmento.
De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o Brasil já vendeu cerca de 41 mil carros 100% elétricos neste ano. Isso supera as 19,3 mil unidades registradas em todo o ano de 2023.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Além disso, o aumento nas vendas trouxe mudanças no perfil do mercado de veículos eletrificados no Brasil. Até 2023, os híbridos dominavam as vendas de tecnologias de propulsão alternativa.
Contudo, em 2024, os carros elétricos assumiram a liderança pela primeira vez desde 2020. Em 2022, a quantidade de híbridos vendidos superava a soma de híbridos plug-in e elétricos. O cenário, no entanto, mudou drasticamente em 2024.
Vendas de carros elétricos podem triplicar até o fim do ano
Até o fim do ano, as vendas de carros elétricos podem triplicar. Em maio de 2024, por exemplo, o número de veículos elétricos vendidos já havia superado o total do ano anterior. De acordo com as projeções, as vendas podem atingir quase três vezes o número de 2023.
A Anfavea também relatou que as montadoras importaram cerca de 82,6 mil carros elétricos da China para o Brasil. Entretanto, nem todos esses veículos serão destinados ao mercado brasileiro; alguns poderão ser enviados para outros mercados.
Além disso, os carros elétricos se consolidaram como a principal escolha entre os brasileiros. Até agosto de 2024, eles alcançaram uma participação de 2,7% no mercado automobilístico do país. É, a saber, a primeira vez que os veículos elétricos superam 1% de participação no segmento automotivo do país.
Há vídeos no YouTube mostrando que o preço dos elétricos usados sofre DESVALORIZAÇÃO de pelo menos 50%.
A reportagem está atrasada e desatualizada: depois do “boom” inicial, as vendas de elétricos DESPENCARAM, seguindo o que tem acontecido em outros países, inclusive na CHINA, onde eles estão encalhando.