Dados divulgados nesta quarta-feira, 9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as vendas do comércio varejista registraram crescimento de 1,4% no ano passado, na comparação com 2020.
Foi o quinto ano consecutivo de alta no volume de vendas do setor. O patamar registrado em 2021 é semelhante ao dos anos anteriores: 1,8%, em 2019, e 1,2%, em 2020.
Em dezembro do ano passado, as vendas do varejo recuaram 0,1% em relação a novembro. Este resultado foi melhor do que o esperado pelo mercado, que projetava uma retração de 0,5% no período, de acordo com a mediana das projeções da Refinitiv.
O crescimento anual do comércio varejista foi puxado principalmente pelos bons resultados do primeiro semestre de 2021 (alta de 6,7%). Nos últimos seis meses do ano passado, houve queda acumulada de 3%.
“Como o primeiro semestre de 2020 foi marcado pelo início da pandemia de covid-19 no Brasil, com o fechamento do comércio durante vários meses em boa parte do país, a base de comparação para o primeiro semestre de 2021 era baixa e, portanto, o crescimento nesse período era esperado”, analisou o gerente da pesquisa Cristiano Santos, em nota.
“Já a segunda metade de 2020 foi marcada pela retomada das atividades, enquanto o mesmo período de 2021 não teve tanta força para o volume de vendas no varejo”, completou.