As vendas do varejo subiram 0,5% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, informou nesta terça-feira, 12, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado do comércio varejista ficou perto do piso das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam alta de 0,2% a 3%, com mediana positiva de 1,4%.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Na comparação com setembro de 2023, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 2,1% em setembro de 2024. Nesse confronto, as projeções iam de uma alta de 1,7% a 5,9%, com mediana positiva de 3,7%.
As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 4,8% no ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior. No acumulado em 12 meses, houve alta de 3,9%.
Varejo ampliado
Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção, de veículos e de atacado alimentício, as vendas subiram 1,8% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal. O resultado veio ligeiramente abaixo da mediana das estimativas de analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que apontava alta de 1,9%. O intervalo das previsões ia desde estabilidade (0,0%) a alta de 2,9%.
Na comparação com setembro de 2023, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 3,9% em setembro deste ano. Nesse confronto, as projeções variavam de uma elevação de 0,7% a 5,3%, com mediana positiva de 4%.
As vendas do comércio varejista ampliado acumularam avanço de 4,5% no ano. No acumulado em 12 meses, houve alta de 3,8%.
Redação Oeste, com informações da Agência Estado
IBGE? Respeito os bons técnicos competentes de lá. Mas politicamente… Kkk.
Nada confiável a atual gestão do IBGE.
MENTIRA, FOI O IBGE QUE INFORMOU ….. NÚMERO INVENTADO, PARA NÃO MOSTRAR A REALIDADE.
Alguém poderia me explicar por quê os índices do IBGE ultimamente não batem com aquilo que a gente vê na economia, nos negócios e nas ruas?
O IBGE não tem credibilidade sob atual liderança. Qquer número que venha dessa instituição é questionavel