O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, teve de lidar com uma situação inusitada nesta quarta-feira, 15, num evento do BTG Pactual. Enquanto acompanhava uma das palestras, o petista ouviu do sócio-fundador da gestora de fundos SPX Capital, Rogério Xavier, que a inflação no país segue alta porque ninguém acredita no plano fiscal apresentado pelo governo.
De acordo com Xavier, os especialistas não têm coragem de dizer ao ministro que seu plano não trará credibilidade na política fiscal do país. Haddad ouviu as críticas de perto, visto que estava sentado nas primeiras fileiras do auditório.
Revisão de metas
Xavier criticou também a suposta resistência do Banco Central em alterar a meta da inflação. Conforme o executivo, os atuais 3% são impossíveis de ser alcançados. “A meta de inflação está errada”, observou. “Por que é um dogma tão grande corrigir? Por que os economistas são tão reticentes em reparar um erro? A gente colocou uma meta de inflação que não vai se materializar.”
O executivo lembrou que, desde 1999, o Brasil conseguiu atingir a inflação de 3% ao ano apenas uma vez (2004). Portanto, segundo Xavier, não haveria motivos para buscar esse número. Além disso, é preciso considerar a alta generalizada de preços em todo o mundo e os efeitos colaterais da pandemia de covid-19 e da guerra no Leste Europeu.
A meta de inflação estabelecida há dois anos deve ser revista, de acordo com Xavier, porque há custos financeiros, sociais e políticos de manter os juros altos. “O custo de trazer para baixo é muito grande para uma meta irreal”, afirmou. “Não faz sentido perseguir uma meta de 3% e trabalhar com um juro real dessa magnitude. É loucura.”
Eu deixaria o Haddad fazer tudo o q ele quisesse. Inclusive trocar o presidente do BC e baixar os juros na marra. Vai ser uma calamidade econômica, mas talvez seja a única maneira de encurtar a desgraça q vivemos no Brasil de hoje. Deixar o PT ser o PT é o melhor remédio. A Globo não vai conseguir esconder as desgraças e uma inflação alta.
Quem tem conhecimento de economia,tem que colocar esse pessoal do PT no lugar deles e temos certeza que economistas já orientaram eles, que se tentarem baixar os juros na força não vai funcionar, pois querem colocar um juro de 4% com a infração alta; que isto tem que ser trabalhado, com corte de gastos, geração de empregos, economia crescendo, estado arrecadando mais e aí automaticamente os juros vão caindo e a inflação também.
Na atual conjuntura somente loucos fazem investimento no Brasil, O ministro da fazenda, vejam que esta em minúsculo, não sabe o que é Economia, não conhece sequer os órgãos que comanda e assim não tem credibilidade para comandar a Economia, o único que parece ter alguma razão é o Presidente do Banco Central, que mantendo os juros em alta, impede que tenhamos uma situação ainda pior. Baixar juros para que? Aumentar a inflação… Teremos uma quebra da economia e será catastrófica. O BNDES cancelou oito programas de financiamento para a agricultura, mas os artistas tiveram 10 bilhões liberados.. 5 milhões para a sra. Claudia Raia dançar.. isso é o atual governo, portanto investir para que?
Haddad é um personagem que sofre da Síndrome de Dunning- Kruger. Resumindo, é um incompetente que, dentro do seu conhecimento limitado de um determinado campo, acha que sabe tudo do assunto.
Esse povo daí não se constrange, não tem noção de pudor ou vergonha. Só o fato de aceitar o cargo sem competência para tal já denota irresponsabilidade com a coisa pública.
em economia não se trabalha com o presente, ou seja , com o fato em si. O que importa é a expectativa do futuro. E o futuro pressupõe credibilidade. Com este governo, escancaradamente perdulário, sem compromisso com a austeridade fiscal, a credibilidade é um item difícil de alcançar. E aí vem a ciranda, desconfiança, pouco investimento, inflação. Desastre econômico. Vide vizinhos ( Argentina, Venezuela etc.)
Pedro Segantini : SANTAS PALAVRAS
CONSTRANGIMENTO? ISTO ESTÁ PARECENDO QUE É JOGO JOGADO E COMBINADO….
Estas palavras não são criticas !!!
Ele esta ensinando o ministro a trabalhar em sua pasta, pois o ministro é totalmente inábil e desconhecedor desta ciência.
Faz o “L”, economistas tabajara liberaloides. Brasil carreta furacão sem freio na Serra de Santos. Quero é mais…
“A meta da inflação está errada.”
Como ele sabe? Já chegamos pelo menos no 2º semestre de 2023? Afinal,ele é economista ou mãe Dináh? Esse cidadão fez o L,portanto não merece confiança.
Engraçado né. Em Nações organizdas, se dão continuidade aos bons atos administrativos deixados pelo governo anterior. Aqui nao. Por questões eleitoreiras, pocuram sempre denegrir a imagem deixada pelo antecessor.
Minha convicção fica com o BC, não importando qual investidor venha criticar. Crítica que, aliás, me pareceu muito oportunista, visto que o ladrão (faz o L) quer o controle total (leia-se a falência) do sistema econômico brasileiro. Mas, não considerando esta minha opinião, valeu o outro gume da faca que acertou em cheio ao POSTE. Haha.
Existe vida no mundo confeccionado por um comunista sem preparo técnico para ser ministro? Esta é a imagem da incompetência. Q saudade do PG. BRASIL! A democracia é subvertida, a moral é deturpada e o povo, enganado pelo governo 171. Do jeito como estão as coisas, qd o trabalhador pedir aumento d salário, será preso por atentar ao estado democrático d direito e enquadrado no tal ato anti democrático. Vai vendo…
Agora é tarde, faz um L.
será que este LADRÃO CORRUPTO ignorante iletrado, com sua larga experiencia de 2 meses de curso de economia, entendeu o que foi dito ?
33 processos por corrupção, peculato,e todo o cp para crimes contra o dinheiro do povo(só esse sujeito). E ainda tem retardado que fala em plano fiscal da quadrlha ?? Kkkkkkkkkkkk
Constrangido kkk? Por acaso ele entende economia ?
As pessoas não tem coragem de dizer que ele é um incapaz para o cargo ?
Fizeram o L, e agora não sabem onde colocar o indicador.
Por esses incautos e dos iletrados, todos vão sentar no ” L ” e no ” indicador “. ( incluindo eu e vc q ñ tem nada a ver com tal sandice ).
Fizeram o L, e agora estão com o indicador enfiado no local apropriado.
Comentario do executivo a respeito da meta de inflação não condiz com especialistas .
A Grande realidade é que o L adrão não colocou ministros para dar certo ou que tenham capacidade – para quem quer atrapalhar o País como vingança e arruinar tudo, qualquer zé mané chamado maldade pior prefeito de São Paulo serve !!
Pseudo Liberal, só não é mais burro por que ainda não foi alfabetizado, se soubesse ler e escrever conseguiria ser mais burro ainda.
O pior eh a besta quer q ficar quieto, e sabem pq? Pq certamente NEM ENTENDEU a crítica, de tão despreparado que eh. Um horror!
Não entendeu nada do que foi dito, não quer entender. E não vai entender nunca porque não fez diferença para a grande, linda e idiota revolução deles.
Concordo 100%. A meta de inflação deve ser algo “atingível”.
Esse Sinistro, ainda, vai passar muita vergonha.