No dia 11 de outubro de 1939, nasceu a tenista brasileira Maria Esther Bueno, em São Paulo. A primeira grande conquista da atleta ocorreu no dia 4 de julho de 1959, quando venceu o Torneio de Wimbledon, na Inglaterra. Ela é considerada a maior brasileira a praticar o esporte.
Com a vitória, Maria Esther Bueno se tornou a primeira atleta do Brasil a ganhar um título de Grand Slam. Trata-se de uma das categorias mais prestigiadas do tênis mundial, que inclui Wimbledon, Roland Garros, US Open e Australian Open.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
A tenista venceu Wimbledon em outras duas ocasiões, nos anos de 1960 e 1964. Com isso, ganhou respeito e admiração no cenário internacional.
Ela não teve um bom desempenho apenas nos jogos de simples. Maria Esther Bueno também se destacou nas competições de duplas.
No ano de 1958, conquistou o primeiro título ao lado de Althea Gibson. Já em 1960 e 1963, fez dupla vencedora com Darlene Hard. Em 1965, formou parceria com Billie Jean King. Em 1966, venceu com Nancy Richey.
A carreira da tenista Maria Esther Bueno
Ao longo da carreira, Maria Esther acumulou 19 títulos de Grand Slam. A atleta conquistou sete desses triunfos em competições simples, 11 em duplas femininas e um em duplas mistas.
Segundo o jornal britânico Daily Telegraph, a brasileira conquistou o título de número um do mundo em 1959 e 1960.
No auge da carreira, em 1960, Maria Esther conquistou os quatro Grand Slams de duplas no mesmo ano. Poucos atletas na história conquistaram o feito.
Em 1978, Maria Esther entrou para o Hall da Fama Internacional do Tênis. Ela se tornou a primeira brasileira a alcançar esse reconhecimento. Ao longo de 20 anos de carreira, ela conquistou 589 títulos internacionais.
A trajetória de sucesso foi interrompida por uma grave lesão no cotovelo direito, que quase encerrou a carreira em 1967.
Mesmo depois de várias cirurgias e tentativas de retorno às quadras, em 1970, Maria Esther Bueno não conseguiu repetir o sucesso anterior. A tenista faleceu no dia 8 de junho de 2018, em decorrência de um câncer.