No dia 11 de outubro de 1936, nasceu em Irará, na Bahia, o cantor Antônio José Santana Martins, conhecido como Tom Zé. O também compositor destacou-se no movimento Tropicália durante os anos 1960.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Nos anos 1990, ganhou fama internacional ao ser redescoberto por David Byrne, ex-vocalista da banda Talking Heads. Oriundo de uma família que enriqueceu na loteria, Tom Zé começou a estudar violão na adolescência.
Em Salvador, o compositor juntou-se a nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia e Djalma Corrêa. Eles realizaram o espetáculo Nós, Por Exemplo nº 2, no Teatro Castro Alves.
Em 1968, lançou o álbum de estreia Grande Liquidação. O artista participou do icônico disco Tropicália ou Panis et Circensis. Apesar da contribuição inicial, ele se afastou do movimento Tropicália por diferenças de visão artística, o que resultou em anos de relativo anonimato durante as décadas de 1970 e 1980.
No final dos anos 1980, o cenário se transformou. O cantor David Byrne redescobriu o trabalho de Tom Zé e lançou as obras nos Estados Unidos. A partir desse ponto, o brasileiro reconquistou o espaço na cena musical e atingiu novos públicos na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil.
O álbum Com Defeito de Fabricação, lançado em 1998, marcou a volta do artista. A produção recebeu elogios da crítica e aumentou o público.
Em 2006, o documentário Fabricando Tom Zé, dirigido por Décio Matos Jr., realizou um olhar detalhado sobre a vida e obra do cantor. O filme ajudou a consolidar a importância do artista na música brasileira e internacional, além de ter mostrado a singularidade da trajetória artística e a visão inovadora da música do baiano.
Um embusteiro porra-louca! Mostre uma letra de sucesso desse farsante!
Um embusteiro porra-louca! Mostre uma letra de sucesso desse farsante!