Em 11 de outubro de 1799, nasceu a Santa Paula Montal de San José de Calasanz, uma religiosa catalã que teve a vida marcada pela criação de diversas escolas e entidades de ajuda humanitária. Proveniente de uma família simples e cristã, Montal enfrentou dificuldades desde a infância.
Depois da morte de seu pai, quando tinha apenas 10 anos, Santa Paula Montal passou a trabalhar como rendeira para ajudar no sustento familiar. Também se dedicou ao trabalho pastoral na catequese da paróquia local, onde ensinava meninas e jovens de sua vila natal.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Aos 30 anos, em 1829, Paula fundou a Congregação de Filhas de Maria, Religiosas das Escolas Pias, com o objetivo de proporcionar educação para meninas. Ela estabeleceu a primeira escola na cidade de Figueiras, na região de Gerunda, na Espanha. A iniciativa teve grande repercussão e resultou na criação de outras sete fundações escolares sob sua liderança.
A Congregação cresceu rapidamente, e, no momento de sua morte, em 26 de fevereiro de 1889, a ordem já contava com 308 freiras e 38 noviças. Na época, as fundações haviam educado 3,4 mil alunas em 19 colégios espalhados por diversas localidades da Espanha.
Escolas de Santa Paula Montal
As escolas fundadas por Santa Paula Montal tinham como objetivo oferecer educação formal e religiosa para meninas, em uma época em que a oferta de instrução para o público feminino era limitada.
Além de seu trabalho educacional, Montal também se destacou pela criação de entidades de ajuda humanitária. Todas as instituições eram sem fins lucrativos, voltadas para a melhoria das condições de vida das populações carentes.
Leia também: “9 de outubro na história: morre o grande ator Cecil Thiré”
O legado de dedicação à educação e à caridade de Santa Paula Montal foi reconhecido pela Igreja Católica em 18 de abril de 1993. Na época, o papa João Paulo II beatificou Paula em uma cerimônia realizada em Roma. Posteriormente, em 25 de novembro de 2001, o mesmo pontífice a canonizou, sendo oficialmente reconhecida como santa pela igreja.
Atualmente, o trabalho de Paula continua sendo lembrado e celebrado, com a Congregação de Filhas de Maria, Religiosas das Escolas Pias ainda ativa. As escolas operam em diferentes países, mantendo viva a missão iniciada por Santa Paula Montal há quase dois séculos.