Em 11 de outubro de 1986, o mundo teve seu primeiro contato com uma série que se tornaria um marco tanto de época quanto de estilo. Foi nesse dia que estreou o anime Cavaleiros do Zodíaco.
A série japonesa de mangá e anime escrita e ilustrada por Masami Kurumada foi publicada originalmente na revista Weekly Shōnen Jump de dezembro de 1985, sendo sua primeira edição dividida em duas partes.
+ Leia mais notícias de História na Oeste
A obra foi adaptada para anime de 114 episódios pelo estúdio Toei Animation (o mesmo que produziu Dragon Ball, Sailor Moon, Digimon, One Piece e Zatch Bell! e co-produziu Transformers e Dungeons & Dragons).
Saint Seiya (nome original) começou a ser conhecido no ocidente como Os Cavaleiros do Zodíaco depois que se tornou sucesso na França em 1988, onde recebeu o nome de Les Chevaliers du Zodiaque.
Os Cavaleiros do Zodíaco: o primeiro entre os estrangeiros
Foi também o primeiro lançamento estrangeiro da série. Tanto o mangá original quanto a adaptação em anime foram muito bem sucedidos em vários países asiáticos, europeus e latino-americanos.
Quatro filmes originais foram exibidos nos cinemas japoneses no período de 1987 a 1989. Porém, o anime foi cancelado e ficou inacabado em 1989, deixando, por um longo tempo, uma parte do mangá sem animação.
Leia também: “10 de outubro na História: morre Christopher Reeve, o super-homem”
Em 2002, a Toei Animation continuou o anime na forma de três séries de 31 episódios em Saint Seiya: Hades, tendo finalizado em 2008, a fim de adaptar o restante da história do mangá.
Seguindo este renascimento da franquia, um quinto filme, Prólogo do Céu, foi exibido em 2004, apesar de se passar depois da saga de Hades.
Em 2006, o autor Kurumada retomou a publicação do mangá, a partir da conclusão da obra original, continuando a história na sequência oficial Saint Seiya: Next Dimension.
Um sexto filme remake da série clássica em CGI, A Lenda do Santuário, estreou em junho de 2014 no Japão e em setembro no Brasil. Embalado pelo filme, em 30 de agosto a animação foi completada, depois de 20 anos desde a primeira exibição no Brasil.
A extinta Rede Manchete mostrou a animação entre 1994 e 1997. Mais tarde, Cartoon Network (depois de 2003) e Band (a partir de 2004) reprisaram a obra.
Saint Seiya conta a história de um grupo de cinco jovens guerreiros cuja função era proteger Saori Kido, reencarnação de Atena e deusa grega da sabedoria.
Norte, sul, leste e…
Norte, sul, leste e…
Sério que essa é última notícia?