O Museu e Memorial Nacional 11 de Setembro, inaugurado em 2011, representa uma homenagem solene às vítimas dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 e do ataque de 1993. Ambos ocorreram no antigo World Trade Center, em Nova York.
O memorial está localizado no mesmo espaço que antes abrigava as icônicas Torres Gêmeas, dentro do World Trade Center. O local é também conhecido como 9/11 Ground Zero.
Foi construído como um símbolo de resiliência e recordação para as quase 3 mil pessoas que perderam a vida em 2001, além das seis vítimas do atentado de 1993. A inauguração ocorreu no dia 12 de setembro.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
O projeto que deu forma ao memorial é obra do arquiteto Michael Arad, vencedor do concurso público realizado para a criação desse espaço simbólico, relata o History Channel Brasil. Arad trabalhou em colaboração com o paisagista Peter Walker
Juntos, eles conceberam um projeto que une a grandiosidade da arquitetura contemporânea com a serenidade da natureza.
Significado das piscinas
O elemento central do memorial são duas grandes piscinas quadradas, que marcam o local exato onde antes se erguiam as Torres Gêmeas.
Ao redor dessas piscinas, os nomes das vítimas estão gravados em bronze. A ideia é permitir que visitantes se lembrem de cada uma das vidas perdidas.
Além das piscinas, o local conta com uma densa floresta de árvores, o que cria uma atmosfera de introspecção e respeito. A escolha de uma paisagem natural foi fundamental para transmitir a ideia de renovação e esperança, contrastando com o luto e a destruição representados pelas piscinas.
A água que flui incessantemente pelas bordas das piscinas e desaparece em um abismo no centro de cada uma remete à imensidão da perda, bem como o ciclo contínuo da vida.
O museu nova-iorquino, que também faz parte do complexo memorial, busca contar a história dos ataques por meio de objetos, testemunhos e registros históricos. Tudo para oferecer uma experiência imersiva e educativa aos visitantes.
O espaço se consolidou como um lugar de memória e reflexão. Nele, as pessoas podem homenagear as vítimas e relembrar o impacto dos trágicos eventos que mudaram a história mundial.