Em 14 de outubro de 2022, morreu o ator Robbie Coltrane, aos 72 anos, em um hospital na Escócia. A causa do falecimento não foi revelada. Ele ganhou fama ao interpretar Hagrid, na série de filmes Harry Potter.
Nascido em Rutherglen, Escócia, Coltrane estudou arte na Glasgow School of Art e Moray House College of Education. Ele começou a carreira de ator em peças teatrais aos 20 anos, onde se destacou em espetáculos cômicos por causa de seu talento humorístico.
Coltrane fez a estreia na televisão em 1979. Depois, atuou em filmes como Flash Gordon (1980) e Krull (1983). Ele também participou de várias séries britânicas ao longo dos anos seguintes.
A celebração do aniversário de 20 anos de Harry Potter
Nos anos 1990, Coltrane participou de dois filmes de James Bond: 007 contra GoldenEye (1995) e 007 — O Mundo não é o Bastante (1999). Em 2001, interpretou Rúbeo Hagrid em Harry Potter e a Pedra Filosofal, papel que repetiu em mais sete filmes da saga até 2011.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Em 2006, Coltrane foi agraciado com a Ordem do Império Britânico (OBE) por sua contribuição ao cinema. Seu trabalho mais recente foi na série Urban Myths, em que interpretou Orson Welles em 2019 e 2020. No fim de 2021, participou de um especial de TV que reuniu o elenco de Harry Potter para comemorar 20 anos da série cinematográfica.
Saiba dez curiosidades sobre Robbie Coltrane
- Nome verdadeiro: Robbie Coltrane nasceu Anthony Robert McMillan, mas adotou o nome artístico em homenagem ao famoso saxofonista John Coltrane.
- Carreira no cinema: ele ganhou fama internacional ao interpretar Hagrid, na franquia Harry Potter. Teve uma carreira longa e variada no cinema e na televisão antes disso.
- Comediante: Coltrane começou a carreira como comediante de stand up e era conhecido por seu humor irreverente.
- Polícia: ele interpretou o detetive Fitz, em Cracker, uma série britânica de sucesso que lhe rendeu prêmios e reconhecimento.
- Amante da arte: Coltrane tinha um interesse profundo por arte e frequentemente visitava galerias, e ele mesmo era um artista talentoso.
- Fascinação por história: ele era fascinado por história e, ao longo da vida, colecionou vários itens históricos, incluindo objetos relacionados à Segunda Guerra Mundial.
- Aparição em Bond: Coltrane apareceu como Valentin Zukovsky, nos filmes de James Bond GoldenEye (1995) e The World Is Not Enough (1999).
- Contribuições filantrópicas: ele era ativo em várias causas sociais e frequentemente participava de eventos de caridade.
- Interesse por tecnologia: Coltrane tinha um interesse particular por tecnologia e, por um tempo, foi um dos primeiros a explorar a internet.
- Vida pessoal: Robbie Coltrane teve uma vida pessoal agitada. Casou-se e teve dois filhos. Era conhecido por seu caráter gentil e seu senso de humor.