Colocar uma câmera a bordo de uma nave espacial dos Estados Unidos não era uma certeza absoluta até o teste decisivo de 14 de outubro de 1968. Nesse dia, os tripulantes da missão Apollo 7 realizaram a primeira transmissão ao vivo de uma nave espacial tripulada por norte-americanos.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
A câmera, que pesava cerca de 2 quilos, transmitiu imagens que fascinaram o mundo. Pela primeira vez, o público pôde assistir, em tempo real, ao cotidiano dos astronautas no espaço.
As cenas da primeira transmissão a partir da nave espacial
As cenas mostravam objetos flutuando na microgravidade e momentos em que os tripulantes, visivelmente mal-humorados, interagiam entre si. Essa transmissão inovadora abriu o caminho para o relacionamento da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) com o público, que se consolidaria em futuras missões.
A missão Apollo 7 foi lançada em 11 de outubro de 1968, do Cabo Kennedy, na Flórida. O retorno à Terra ocorreu em 22 de outubro e marcou o sucesso da primeira missão tripulada do programa Apollo. Os astronautas que participaram dessa missão histórica foram Walter M. Schirra, Donn F. Eisele e R. Walter Cunningham.
O sucesso da transmissão ao vivo reforçou o interesse global pelas missões espaciais e estabeleceu um precedente para coberturas televisivas de futuras missões da Nasa. A imagem dos astronautas no espaço, acompanhada por milhões de espectadores, se tornou um símbolo do avanço tecnológico e do espírito exploratório dos Estados Unidos.
Essa transmissão pioneira não só encantou o público como também demonstrou a capacidade técnica e a visão de longo prazo da Nasa. Ela representou um passo importante no uso da comunicação para aproximar a exploração espacial das pessoas, o que tornou o espaço mais acessível e fascinante para todos.