Há exatos 20 anos, em 2004, o mundo do rock perdia um de seus maiores ícones: John William Cummings, mais conhecido como Johnny Ramone, guitarrista da lendária banda punk Ramones.
Johnny morreu aos 55 anos, em Los Angeles, vítima de um câncer de próstata que enfrentava havia cinco anos. Ele, assim como o vocalista Joey Ramone, permaneceu na banda até sua dissolução, em 1996.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Nascido no bairro Queens, em Nova York, Johnny começou a tocar guitarra na adolescência, inspirado por bandas como MC5 e Stooges, que moldaram seu estilo agressivo.
Em 1974, ele fundou os Ramones, frequentemente citada como a primeira banda punk. O grupo, que se apresentava no icônico CBGB’s, tornou-se um dos mais influentes da história do rock.
A origem do nome Ramones
O nome “Ramones” foi inspirado no pseudônimo de Paul McCartney, Paul Ramon. Todos os integrantes adotaram o sobrenome: John Cummings virou Johnny Ramone, Jeffrey Hyman se tornou Joey Ramone, Douglas Colvin assumiu Dee Dee Ramone e Thomas Erdelyi se tornou Tommy Ramone. Apesar de não terem um sucesso comercial avassalador, os Ramones influenciaram gerações de músicos.
Johnny se destacou por seu estilo de tocar, com rápidas e violentas palhetadas para baixo. Em 2015, ele foi classificado como o 28º maior guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stone, em uma votação que contou com críticos e músicos renomados.
Conhecido pela personalidade controladora e comportamento antissocial, Johnny liderava os Ramones com extrema rigidez.
O apoio de Johnny Ramone ao Partido Republicano
Um dos poucos na comunidade punk a se posicionar politicamente à direita, ele era um conservador e apoiador fervoroso do Partido Republicano e do presidente Ronald Reagan.
A relação entre Johnny e Joey Ramone esfriou no início dos anos 1980, depois de uma disputa por uma mulher chamada Linda, que era namorada de Joey, mas acabou se casando com Johnny.
Apesar do rompimento pessoal, ambos continuaram a tocar juntos. Os Ramones lançaram 14 álbuns de estúdio e quatro ao vivo; seu último show ocorreu em 6 de agosto de 1996, em Los Angeles.