Inaugurada em 17 de setembro de 1894, a Confeitaria Colombo, localizada no centro histórico do Rio de Janeiro, foi fundada pelos imigrantes portugueses Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão. Com o tempo, a confeitaria se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade. Nesta terça-feira, 17, a empresa completa 130 anos de história.
Além de oferecer uma experiência gastronômica, a arquitetura da Colombo foi criada para levar à antiga capital da República elementos da Belle Époque, período histórico entre a Guerra Franco-Prussiana e a 1ª Guerra Mundial.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
O edifício enchia os olhos dos visitantes com sua mistura de estilos históricos, como o neoclássico, o renascentista, o barroco e o gótico, e logo se transformou em um ponto de encontro disputado pela sociedade carioca.
Entre 1912 e 1918, os salões internos passaram por reformas que introduziram elementos do estilo Art Nouveau, com formas orgânicas, linhas curvas, elementos inspirados na natureza (como flores e plantas) e detalhes ornamentados. Não faltavam vitrais coloridos, ferro forjado e azulejos.
Durante essas reformas, foram instalados enormes espelhos de cristal da Antuérpia, emoldurados por frisos de madeira de jacarandá. Em 1922, a Colombo expandiu suas instalações com a construção de um segundo andar, que abrigou um salão de chá. Uma abertura no teto do pavimento térreo possibilita a visão da claraboia decorada com vitrais no salão de chá.
Veja neste vídeo um pouco da arquitetura dos salões da Colombo:
Frequentadores ilustres
Ao longo dos anos, a Confeitaria Colombo atraiu uma clientela ilustre, incluindo figuras históricas, como Chiquinha Gonzaga, Olavo Bilac, Rui Barbosa, Villa-Lobos, Lima Barreto, José do Patrocínio, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.
Esses frequentadores contribuíram para a fama e o prestígio do estabelecimento, que continua a ser um marco cultural e histórico do Rio de Janeiro e atrai visitantes de todo o mundo com seu charme e tradição. A preservação de sua arquitetura e ambiente faz da Colombo um patrimônio cultural brasileiro.
Onde encontrar uma unidade da Confeitaria Colombo
Além da unidade da rua Gonçalves Dias, no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, a Confeitaria Colombo também funciona no seguintes endereços:
- R. Primeiro de Março, 66, 2º andar, Centro
- R. Primeiro de Março, 66, térreo, Centro
- Praça Cel. Eugênio Franco, 1, posto 6, Copacabana
- Rua Visconde de Pirajá, 330, Ipanema
Leia também: “15 de setembro na História: nasce a escritora Agatha Christie“