Em 18 de setembro de 1970, a banda inglesa de heavy metal Black Sabbath lançou seu segundo álbum de estúdio, o Paranoid. À época, o trabalho artístico foi considerado um marco na história do rock mundial.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Paranoid, cuja tradução ao português é “paranóica”, foi o único álbum do grupo a alcançar o topo das paradas britânicas até o lançamento de 13, em 2013.
A decisão sobre o nome do álbum do Black Sabbath
O disco da banda de Ozzy Osbourne inclui músicas icônicas, como Iron Man, War Pigs e a faixa-título, Paranoid.
Leia mais: “Ex-líder do Black Sabbath, Ozzy Osbourne diz que tem ‘no máximo mais 10 anos de vida’”
Inicialmente, o álbum se chamaria War Pigs. No entanto, a gravadora optou por mudar o nome para evitar controvérsias associadas à Guerra do Vietnã.
A banda ficou surpresa com a escolha de Paranoid como faixa-título, já que a canção foi composta rapidamente. Os integrantes, contudo, reconheceram o potencial da música para conquistar o público, o que de fato aconteceu.
Impacto e polêmicas
Décadas depois do lançamento, Paranoid ainda é considerado o melhor disco da banda e um dos maiores álbuns de heavy metal de todos os tempos.
No início dos anos 1970, o disco também foi alvo de polêmicas. Uma enfermeira norte-americana cometeu suicídio, e o álbum Paranoid foi encontrado em seu toca-discos.
À época, as investigações consideraram a possibilidade de que o disco, com suas letras pesadas e agressivas, pudesse ter influenciado a decisão. No entanto, concluiu-se que o grupo não teve responsabilidade pela morte da mulher.
Em 2017, o Black Sabbath confirmou a separação da banda depois de 49 anos juntos. O grupo dez o último show da carreira em fevereiro daquele ano, em Birmingham, na Inglaterra, terra natal do quarteto.