Mohandas Karamchand Gandhi, nome verdadeiro do líder político e espiritual Mahatma Gandhi, nasceu em Porbandar, na Índia, em 2 e outubro de 1869. “Mahatma” significa “grande alma” em sânscrito. E por essa característica ele sonhava em ser conhecido, tanto por disseminar sua sua filosofia de não-violência (ahimsa) quanto pela prática da desobediência civil pacífica como meio de protesto.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Formado em Direito em Londres, Gandhi viveu na África do Sul de 1893 a 1914. Ali ele iniciou sua jornada como ativista social e decidiu enfrentar o regime racista daquele país. Gandhi logo ganhou notoriedade por sua política de desobediência civil e pelo uso do jejum como forma de protesto. Sua atuação incomodava as autoridades, algo que o levou à prisão por diversas vezes.
Gandhi entrou na política depois de ser vítima de discriminação racial em uma viagem de trem. Ao se recusar a deixar a primeira classe pelo fato de não ser branco, foi expulso do transporte, o que deu início à sua luta contra a discriminação racial e pela independência da Índia.
Estratégias e ações de Mahatma Gandhi
A Índia em que Gandhi nasceu era uma colônia sob o domínio do Império Britânico desde 1858. Sob o jugo do Reino Unido, os indianos sofriam exploração e vistos pelos colonizadores como seres inferiores.
Entre suas estratégias de Gandhi contra seus opressores estava o boicote a produtos importados, como tecidos ingleses, algo que também poderia, de algum modo, deixar a população indiana mais independente desses estrangeiros.
Gandhi também se opôs à divisão da Índia em dois Estados independentes. No entanto, a separação ocorreu, o que resultou na criação da Índia, com maioria hindu, e do Paquistão, de maioria muçulmana.
+ 1º de outubro na História: Exército espanhol vence tropa argentina em batalha pela independência
Em 20 de janeiro de 1948, Gandhi sofreu um atentado. Ele sobreviveu, mas em 30 do mesmo ano, foi assassinado a tiros por um radical hindu em Nova Déli. Seu corpo foi cremado e as cinzas lançadas no rio Ganges.
Veja neste vídeo o que motivou o assassinato de Gandhi:
Embora tenha sido indicado cinco vezes ao Nobel da Paz, Gandhi nunca recebeu o prêmio. Décadas depois, o comitê organizador do Nobel reconheceu o erro.
Dia Internacional da Não-Violência
A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o 2 de outubro, data de aniversário do líder indiano, o Dia Internacional da Não-Violência. Nesta data, a entidade promove iniciativas de educação e sensibilização para falar sobre o respeito, a justiça e o poder da ação pacífica.
Mahatma Gandhi é conhecido por muitas frases inspiradoras que refletem sua filosofia de não-violência, verdade e justiça. Aqui estão algumas de suas falas mais famosas:
- “Seja a mudança que você quer ver no mundo”;
- “Olho por olho e o mundo acabará cego”;
- “A força não provém da capacidade física, e sim de uma vontade indomável”;
- “A única revolução possível é dentro de nós”;
- “A verdade nunca prejudica uma causa que é justa”;
- “A não-violência é a maior força à disposição da humanidade”; e
- “A melhor maneira de encontrar a si mesmo é se perder no serviço aos outros”.
Leia também: “1º de outubro na História: nasce o presidente norte-americano Jimmy Carter“