Em 2 de setembro de 1945, depois da rendição japonesa na Segunda Guerra Mundial, o comunista Ho Chi Minh proclamou a independência do Vietnã da França.
Nascido em 1890, Ho Chi Minh saiu do Vietnã em 1911, como cozinheiro em um navio francês. Depois de anos como marinheiro, viveu em Londres e depois na França, onde ajudou a fundar o Partido Comunista Francês, em 1920.
Ele também passou um período na União Soviética, onde participou da Internacional Comunista. Mudou-se para a China em 1924, para organizar os comunistas vietnamitas exilados. Expulso da China em 1927, viajou antes de retornar ao Vietnã em 1941.
No Vietnã, Ho Chi Minh montou o Viet Minh, um grupo terrorista que lutava pela independência. Durante a ocupação japonesa na Indochina Francesa, ele colaborou com os Aliados em operações contra os japoneses no sul da China. Em 1945, com a queda da administração francesa pelo Japão, Ho proclamou a independência da República Democrática do Vietnã.
Depois da rendição do Japão, as forças francesas retomaram o sul do Vietnã e começaram negociações com os comunistas vietnamitas, que fracassaram em 1946. Isso levou ao bombardeio de Haiphong por navios franceses, resultando na morte de milhares. Em resposta, o Viet Minh atacou os franceses em Hanói em dezembro de 1946, o que deu início à Primeira Guerra da Indochina.
A divisão no Vietnã
Durante a guerra de oito anos, os comunistas chineses apoiaram o Viet Minh, enquanto os Estados Unidos auxiliavam as forças francesas e os anticomunistas vietnamitas. Em 1954, a derrota francesa em Dien Bien Phu levou a negociações de paz que dividiram o Vietnã. Ho Chi Minh assumiu o controle do norte, enquanto o Imperador Bao Dai governava o sul.
No fim dos anos 1950, Ho Chi Minh organizou o Viet Cong para atuar no sul, combatendo regimes apoiados pelos EUA. A partir de 1964, enfrentaram a intervenção militar norte-americana.
Ho Chi Minh faleceu em 2 de setembro de 1969, 24 anos depois de declarar a independência do Vietnã, e seis anos antes da reunificação do país sob o regime comunista. Em 1975, Saigon foi renomeada Cidade de Ho Chi Minh, depois de ser tomada pelos comunistas.
+ Leia mais notícias de História em Oeste