Em 2 de setembro de 1923, nasceu Ramón Gómez Valdés Castillo, ator e humorista mexicano. Ele conquistou fama ao interpretar o Seu Madruga na série Chaves.
Filho de Rafael Gómez Valdés Angellini e Guadalupe Castillo, Ramón Valdés teve três irmãos também atores: Germán, conhecido como “Tin Tan”; Manuel, apelidado de “El Loco Valdés”; e Antonio, chamado de “El Ratón Valdés”.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Ramón Valdés atuou em mais de 50 filmes. Dividiu a tela com grandes nomes, como Cantinflas e Pedro Infante. Seu desempenho chamou a atenção de Roberto Gómez Bolaños, o “Chaves”, que o convidou para participar do programa Os supergênios da mesa quadrada, em 1968. María Antonieta de las Nieves, a Chiquinha, e Rubén Aguirre, o Professor Girafales, também integraram o elenco.
Em 1973, Valdés se juntou a Bolaños em outra comédia de sucesso, Chapolin Colorado. O ator continuou a encantar o público até seu falecimento, em 9 de agosto de 1988, vítima de câncer de estômago.
A carreira do Seu Madruga
Em Chaves, Ramón Valdés interpretava o personagem de um pai desempregado. Estava sempre envolvido em situações cômicas e desastrosas. Já no Chapolin Colorado interpretou diversos papéis.
Ramón Valdés era conhecido por seu estilo de comédia físico e expressivo, muitas vezes usando exageros para gerar riso. O talento para criar personagens memoráveis e o senso cômico afiado o fizeram um dos comediantes mais famosos do México e da América Latina.
O trabalho do “Seu Madruga” em Chaves e outros programas de Chespirito ainda é celebrado e continua a ser transmitido em diversas plataformas de televisão e streaming.