No dia 21 de setembro de 1912, o ilusionista Harry Houdini realizou a primeira apresentação do espetáculo em que escapava de trancas de cabeça para baixo. O evento ocorreu no Circo Busch, em Berlim, na Alemanha.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Em inglês, a performance ficou conhecida como Upside Down, ou USD. Durante a apresentação, os pés de Houdini ficavam presos em um bloco, e ele ficava submerso, de cabeça para baixo, em um tanque com água.
A cela era composta de mogno (madeira) e metal. Além disso, tinha uma frente de vidro que permitia ao público observar Houdini em ação. Em certo ponto da apresentação, uma cortina ocultava sua fuga.
Houdini obteve os direitos autorais deste espetáculo. Ele apresentou o número até o ano de sua morte, em 1926.
Ehrich Weiss nasceu no dia 24 de março de 1874, em Budapeste, na Hungria. Ele era conhecido pelo nome artístico de Harry Houdini e ficou famoso por sua habilidade em abrir rapidamente cadeados e outras trancas, tanto dentro quanto fora de caixas e tanques submersos.
Houdini é uma homenagem ao mágico francês Jean Eugène Robert-Houdin, de quem inicialmente era fã. O mágico começou a carreira como mágico de palco, mas só atingiu a fama quando começou a se especializar em truques de escapismo.
Ainda na juventude, ele migrou com a família para os Estados Unidos, onde alcançou enorme sucesso. Além de escapar de correntes, o húngaro também conseguia ficar vários minutos submerso sem respirar.
Houdini morreu com um golpe de boxe
O escapologista morreu em consequência de suas habilidades, depois de demonstrar sua “incrível resistência torácica” para um grupo de estudantes em Montreal, no Canadá. Um universitário, que era boxeador amador, golpeou o ilusionista enquanto ele ainda não estava preparado.
Os golpes romperam o apêndice do escapologista. Uma semana depois, ele morreu em um hospital de Detroit, no Estado de Michigan. Ele tinha 52 anos.