Em 22 de outubro de 1797, o engenheiro francês André-Jacques Garnerin realizou o primeiro salto de paraquedas bem-sucedido da história, em Paris, na França.
Garnerin saltou de uma altura de aproximadamente mil metros e desceu sobre o Parque de Monceau utilizando um paraquedas feito de seda sem armação rígida. O feito foi testemunhado por uma multidão curiosa, atraída pela inovação e pelo risco envolvido na demonstração.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
O salto representou um marco na história da aviação e dos esportes aéreos, já que Garnerin conseguiu realizar a descida sem nenhum dispositivo de segurança adicional, algo inédito até então.
O paraquedas utilizado por Garnerin era composto por uma cúpula de seda de aproximadamente sete metros de diâmetro, presa a um cesto. Como não possuía buracos para a saída do ar, a descida foi instável e o objeto balançou de forma intensa durante o trajeto.
Apesar disso, o engenheiro pousou em segurança, o que demonstrou a viabilidade de sua invenção. Como resultado, ele foi reconhecido como um dos pioneiros da aviação.
Nos anos seguintes, Garnerin continuou a expandir os limites da aviação e dos saltos de paraquedas. Ele se tornou conhecido por seus voos de balão e experimentos com paraquedas em diferentes altitudes e situações.
Em 1803, entre os dias 3 e 4 de outubro, fez um voo de balão de Paris até Clausen, que cobriu uma distância de cerca de 395 quilômetros. A viagem destacou a habilidade e determinação do engenheiro em promover a exploração aérea.
Mulher de Garnerin foi a primeira a pular de paraquedas
Jeanne-Geneviève Garnerin, mulher de André-Jacques, também fez história ao se tornar a primeira mulher a realizar um salto de paraquedas. Inspirada pelo trabalho do marido, ela seguiu seus passos e participou ativamente das experiências com paraquedas.
O salto de Jeanne-Geneviève consolidou ainda mais a importância das contribuições da família Garnerin no desenvolvimento da aviação e no avanço dos esportes aéreos.
Leia também: “Bolsonaro comenta sobre brasileira que falou com Trump nos EUA”
André-Jacques Garnerin fez saltou e realizou experiências até o fim de sua vida, em 1823. As inovações do engenheiro ajudaram a pavimentar o caminho para o uso de paraquedas como um dispositivo de segurança para aviadores e, eventualmente, para os esportes de paraquedismo que se desenvolveriam ao longo dos séculos seguintes.