A Organização Mundial do Turismo (OMT) instituiu o Dia Internacional do Turismo em 27 de setembro de 1980.
O objetivo da data é conscientizar a comunidade global sobre a relevância da atividade em diversos aspectos da sociedade, como os valores sociais, culturais, políticos e econômicos.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
A escolha da data é simbólica, já que coincide com o encerramento da alta temporada turística no Hemisfério Norte e o início da temporada no Hemisfério Sul. Isso destaca a importância mundial da atividade.
A data também visa promover o entendimento e o reconhecimento global da importância da atividade para o desenvolvimento socioeconômico e cultural.
Desde meados do século 20, o turismo se consolidou como um dos principais motores econômicos em muitos países.
A Espanha é um exemplo emblemático, já que é um dos destinos turísticos mais visitados do mundo.
Turismo impacta setores econômicos
Nas cidades históricas e regiões costeiras do país, o turismo desempenha um papel central na geração de empregos, criação de divisas e na dinamização de outros setores econômicos, como o comércio, a construção civil e a gastronomia.
Além disso, a atividade tem impacto direto na infraestrutura local e na qualidade de vida da população.
Em países em desenvolvimento, o turismo também tem se mostrado uma atividade estratégica para impulsionar a economia local e reduzir a pobreza, já que gera oportunidades de emprego em áreas como a hotelaria, transporte e serviços.
A OMT destaca que o turismo sustentável pode ser um catalisador para a proteção do meio ambiente, preservação de culturas locais e promoção da paz, ao incentivar o respeito e a valorização das diversidades culturais.
Ao longo dos anos, o Dia Internacional do Turismo se tornou uma ocasião para reflexão e debate sobre as oportunidades e os desafios enfrentados pelo setor.
Leia também: “25 de setembro na História: ocorre a inauguração do primeiro cabo telefônico transatlântico”
A celebração envolve eventos, conferências e campanhas de conscientização em todo o mundo, promovendo o turismo responsável e sustentável, capaz de equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e cultural.