Em 28 de outubro de 1636, a Universidade Harvard foi fundada. Ela é a mais antiga instituição de ensino superior dos Estados Unidos e uma das mais renomadas do mundo. Inicialmente estabelecida em Cambridge, Massachusetts, ela recebeu o nome de New College.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Em 13 de março de 1639, foi rebatizada como Harvard College, em homenagem a John Harvard, um de seus principais benfeitores. Apesar de não estabelecer uma ligação formal com nenhuma igreja, a instituição formou líderes congregacionalistas e unitaristas. Em 1780, usaram o termo “universidade” pela primeira vez para se referir a ela.
Atualmente, Harvard detém o maior orçamento financeiro entre as instituições de ensino do mundo, alcançando US$ 30 bilhões em setembro de 2012. Em 2009, o custo anual para um aluno de graduação, incluindo alimentação e moradia, chegou a € 800 mil.
Sete presidentes dos EUA passaram por Harvard
Ao longo da história, sete presidentes dos Estados Unidos passaram por Harvard: John Adams, John Quincy Adams, Rutherford B. Hayes, John F. Kennedy, Franklin Delano Roosevelt, Theodore Roosevelt e Barack Obama. Além deles, nomes como Bill Gates, ex-presidente da Microsoft, e Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, também estudaram na universidade.
Harvard, desde sua fundação, desempenhou um papel crucial na formação de líderes em diversas áreas. Seu prestígio e influência se refletem não apenas na política, mas também no mundo dos negócios e da tecnologia. A instituição se consolidou como referência acadêmica e mantém até hoje sua tradição de excelência, ao atrair estudantes do mundo todo.
É… mas o wokismo vai aos poucos acabar com sua excelência.