William Henry Gates III, mais conhecido como Bill Gates, nasceu em Seattle, em Washington, nos Estados Unidos, em 28 de outubro de 1955. Filho de uma família com boas condições financeiras, desde cedo demonstrou interesse pela programação de computadores. O empresário é o fundador da empresa de tecnologia Microsoft, dona do Windows.
Durante a juventude, Gates frequentou a escola Lakeside, uma instituição de ensino exclusiva em Seattle, onde conheceu Paul Allen, seu futuro parceiro de negócios. Nessa época, os dois começaram a desenvolver programas de software.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
No início da vida acadêmica, Gates ingressou na Universidade de Harvard, mas abandonou os estudos para se dedicar completamente ao desenvolvimento de software, em parceria com Allen.
Em 1975, a dupla criou uma nova linguagem de programação, chamada Basic. A linguagem foi utilizada no primeiro computador pessoal disponível no mercado, o Altair. O sucesso dessa linguagem foi um ponto de virada para a carreira de ambos.
Leia também: “24 de outubro na História: é fundada a ONU”
Em 1976, Gates e Allen fundaram a empresa Micro-Soft, que posteriormente seria renomeada para Microsoft Corporation. Com Gates como presidente e diretor-geral, a Microsoft deu um salto em 1980.
IBM contrata empresa de Bill Gates
Na época, a IBM solicitou à empresa o desenvolvimento de um sistema operacional para seus computadores pessoais. A partir dessa parceria, surgiu o Microsoft Disk Operating System (MS-DOS), que rapidamente se tornou o padrão da indústria de informática.
Com o lançamento do MS-Windows, em 1990, a Microsoft consolidou sua posição no mercado de tecnologia. A empresa dominou o segmento de sistemas operacionais para computadores pessoais.
A companhia, liderada por Gates, tornou-se um fenômeno global, e a fortuna do empresário cresceu significativamente. Em 2024, Bill Gates tinha um patrimônio estimado em US$ 105 bilhões.
Além de sua atuação no setor de tecnologia, Gates e sua mulher, Melinda, criaram, em 2000, a Fundação Bill e Melinda Gates. A organização filantrópica tem como objetivo principal financiar pesquisas voltadas para o combate a doenças como a Aids e outras que afetam principalmente os países em desenvolvimento.