Em 28 de outubro de 1784, nasceu José Tadeo Monagas, militar e ex-presidente venezuelano. Ele teve a trajetória marcada pelo envolvimento direto e indireto com o poder na Venezuela ao longo do século 19. Filho de Francisco José Monagas e Perfecta Burgos Villana, Monagas foi batizado como Judas Tadeo.
O ex-presidente da Venezuela utilizava apenas a inicial do seu primeiro nome para se identificar. Isso o transformou, com o passar do tempo, em José Tadeo.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Desde a infância, José Tadeo teve uma educação voltada para o trabalho agrícola, característica que representava um vínculo de sua família com a terra. A formação do venezuelano incluiu valores relacionados à agricultura e ao campo, reflexo de um período em que essas atividades eram essenciais para o desenvolvimento econômico e social do país.
Ainda jovem, José Tadeu ingressou no Exército venezuelano. Começou a carreira militar como alferes da cavalaria, sob a liderança do coronel Manuel Villapol. Lutou ao lado das tropas do general Santiago Mariño e integrou o Exército patriota durante a Guerra da Independência Venezuelana.
Defensor da união entre a Venezuela e a Colômbia
O ex-presidente teve uma atuação expressiva durante o movimento de independência. Foi um defensor da integridade da Grande Colômbia, união de países latino-americanos, formada em 1819, que incluía Venezuela, Colômbia, Equador e Panamá.
Posteriormente, depois de enfrentar José Antonio Páez, líder militar e político da Venezuela, José Tadeu ascendeu à Presidência da República, em 1847. Ele contou com o apoio de Páez e presidiu o país até 1851.
Em 1855, retornou ao poder para exercer seu segundo mandato presidencial, que durou até 1858. Durante esse período, consolidou a hegemonia de sua família no cenário político do país.
O governo de José Tadeo Monagas é frequentemente associado ao começo de uma era de caudilhismo na Venezuela. O período é caracterizado pela predominância de lideranças militares regionais. José Tadeu morreu em 18 de novembro de 1868.