Em 28 de setembro de 1781, os norte-americanos deram início à Batalha de Yorktown. Trata-se do confronto que foi decisivo na Guerra de Independência dos Estados Unidos, que terminou em 18 de outubro daquele ano.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Na ocasião, forças norte-americanas e seus aliados franceses, liderados pelo marquês de La Fayette, enfrentaram os britânicos comandados por Lord Cornwallis. O combate teve lugar em Yorktown, na colônia da Virgínia, nos EUA, que esteve sob cerco por várias semanas.
Apoio aos norte-americanos na Batalha de Yorktown
De um lado, 8 mil soldados britânicos sob a liderança de Lord Charles Cornwallis; do outro, 9 mil norte-americanos e voluntários franceses, liderados pelo coronel Armand Tuffin, pelo marquês de la Rouerie e por George Washington.
Além disso, mais 5 mil homens do corpo expedicionário francês, comandado pelo conde Jean Marie Donatien de Vimeur de Rochambeau, lutaram ao lado dos norte-americanos na batalha.
O desfecho e consequências da luta
As tropas norte-americanas, com apoio francês, obtiveram a vitória, o que culminou rendição incondicional das forças britânicas. A luta foi um marco decisivo que levou ao fim da guerra e à independência dos Estados Unidos.
Ãs vezes , só a guerra mesmo pela liberdade !