Uma das maiores tragédias da aviação brasileira aconteceu em 29 de setembro de 2006. Um avião da Gol, o Boeing 737-800, colidiu no ar com o jato executivo Embraer Legacy 600.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
O acidente aconteceu na Serra do Cachimbo, a 200 quilômetros de Peixoto de Azevedo, no norte de Mato Grosso. Todas as 154 pessoas a bordo do Boeing morreram, enquanto os sete ocupantes do Legacy sobreviveram.
Avião da Gol decolou de Manaus
O voo 1907 da Gol havia decolado de Manaus com destino a Brasília. O Legacy, por sua vez, estava a caminho dos Estados Unidos, com uma parada obrigatória na capital amazonense para procedimentos alfandegários.
Equipes de resgate localizaram o Boeing no dia seguinte ao acidente. Mais de cem homens participaram das operações de busca e, ao final do dia, a Força Aérea Brasileira confirmou que não houve sobreviventes.
Buscas pelos corpos terminaram quase dois meses depois do acidente
Os agentes encerraram oficialmente as buscas pelos corpos em 22 de novembro daquele ano, depois da identificação, por DNA, dos restos mortais do último passageiro.
Depois de um longo e complexo processo de investigação, um relatório final, divulgado em dezembro de 2008, concluiu que múltiplos fatores contribuíram para a tragédia.
Entre eles, uma série de procedimentos fora do padrão realizados tanto pelos controladores de voo brasileiros quanto pelos pilotos do Legacy. O documento ainda destacou falhas na comunicação e na execução dos protocolos de voo.