O ator Sérgio Mamberti morreu, em 3 de setembro de 2021, aos 82 anos. Ele sofria de infecção pulmonar, que posteriormente resultou em falência múltipla dos órgãos.
Com carreira no teatro, no cinema e na televisão, Sérgio Mamberti interpretou personagens históricos, como Mordomo Eugênio, em Vale Tudo, e Doutor Victor, do Castelo Rá-Tim-Bum.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Natural de Santos, Mamberti desenvolveu cedo a paixão pelas artes. Considerava a si próprio um cinéfilo — aos 14 anos. Ele se formou em artes cênicas pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP) e estreou nos palcos em 1962, com Antígone América. Depois, integrou o grupo de teatro Decisão, ao lado de artistas como Glauce Rocha e Plínio Marcos.
A trajetória de Sérgio Mamberti no teatro e televisão
Nos anos 1970, Sérgio Mamberti, junto de seu irmão Cláudio Mamberti, participou de várias produções teatrais em São Paulo. À época, colaborou com figuras renomadas da dramaturgia brasileira. Sua trajetória na televisão começou em 1969, na Record, com a novela Ana, e continuou na década seguinte, com outros folhetins da emissora.
Durante os anos 1980, Mamberti atuou em Dona Beija e Vale Tudo, em que seu papel como Mordomo Eugênio o tornou popular. Em 1994, conquistou o público infantil com o Doutor Victor, no Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura.
No âmbito pessoal, Sérgio Mamberti casou-se com Vivien Mahr, em 1964, com quem teve três filhos. Depois da morte de Vivien, em 1980, o artista teve um companheiro, Ednaldo Torquato, por 37 anos — até o falecimento de Ednaldo, em 2019.