Ferdinand Porsche nasceu em 1875, em Liberec, na atual República Checa. Era uma figura icônica no setor automotivo.
Até hoje, Ferdinand Porsche é reconhecido por sua contribuição ao desenvolvimento do Volkswagen Fusca, um dos carros mais populares da História. Junto de seu filho e de outros engenheiros, Porsche também criou o primeiro Porsche 356.
No início da década de 1930, depois de várias tentativas de obter financiamento, Porsche conseguiu apoio de Adolf Hitler, que desejava motorizar a Alemanha. Em 1934, Porsche assinou um contrato para construir três protótipos com base em seu design, concluídos no inverno de 1936.
Ferdinand Porsche ganhou royalties pelo Fusca
Depois da Segunda Guerra, Porsche foi solicitado a continuar o projeto do Volkswagen na França. Transferiu a fábrica e os equipamentos para o território francês como reparações de guerra. No entanto, divergências impediram a implantação da fábrica, e Porsche foi preso por 20 meses sem julgamento como criminoso de guerra.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
No fim da vida, Porsche atuou como consultor para a Volkswagen. Recebeu royalties por cada Fusca fabricado, de maneira que garantiu sua estabilidade financeira. Mais de 20 milhões de unidades do Fusca foram produzidas.
Em novembro de 1950, Ferdinand Porsche visitou a fábrica da Volkswagen em Wolfsburg pela primeira vez desde o fim da guerra. Pouco tempo depois, sofreu um derrame e morreu em 30 de janeiro de 1951, em Stuttgart.