Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 30 de outubro na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.
A história no mundo
- (1340) No dia 30 de outubro, é deflagrada a Batalha do Salado, quando forças portuguesas e castelhanas detêm uma invasão islâmica na Península Ibérica.
Política
- (1905) Manifesto de Outubro: o czar Nicolau II, da Rússia, promete uma Constituição Representativa;
- (1941) Franklin Delano Roosevelt, presidente norte-americano, aprova US$ 1 bilhão em ajuda para os Aliados;
- (1991) Conflito entre Israel e Palestina: no dia 30 de outubro, tem início a Conferência de Madrid, esforço para restabelecer as negociações de paz entre Israel e Palestina.
Insólito
- (1938) Orson Welles, ator e diretor norte-americano, transmite uma adaptação do romance de ficção científica A Guerra dos Mundos, de H.G. Wells, causando pânico generalizado na população dos Estados Unidos. Os ouvintes do programa acharam que a Terra estava sendo invadida por extraterrestres.
Guerras & Rumores
- (1944) Segunda Guerra Mundial: no dia 30 de outubro, a Força Expedicionária Brasileira conquista diversas regiões italianas que estavam sob o domínio nazista;
- (1961) A então União Soviética detona a maior bomba nuclear da história, a Tsar Bomba, com 57 megatons, na ilha russa de Nova Zembla.
A história no Brasil
- (1969) No dia 30 de outubro, o general Emílio Médici assume a chefia do Poder Executivo do Brasil;
- (2007) A Fifa anuncia o Brasil como país-sede oficial da Copa do Mundo de 2014.
Ciência & Tecnologia
- (1985) A Nasa envia o ônibus espacial Challenger para a sua missão final de sucesso.
Mortes
- (1899) Hermann Blumenau, químico e farmacêutico alemão nascido em 1819. Hermann foi pioneiro da colonização alemã no Sul do Brasil, tendo fundado a colônia de imigrantes alemães em Santa Catarina que leva o seu nome;
- (1997) Samuel Fuller, diretor de cinema norte-americano nascido em 1912. Fuller produziu The Steel Helmet, um dos primeiros filmes sobre a Guerra da Coreia.
“Filme é um campo de batalha. Amor, ódio, violência, ação, morte… em uma palavra: emoção”. Samuel Fuller.