Joseph Sidney Mitty morreu em 30 de setembro de 2007, aos 88 anos, e deixou um legado significativo. Nascido em 7 de maio de 1919, ele se destacou como um importante empresário britânico.
Mitty é amplamente reconhecido por fundar as lojas beneficentes da Organização Internacional de Promoção do Desenvolvimento e Luta Contra a Desnutrição (Oxfam), que surgiu na Inglaterra, em 1942.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Durante a Segunda Guerra Mundial, Mitty assumiu a responsabilidade pelas finanças da organização humanitária e coordenou a distribuição de roupas usadas para civis afetados pelo conflito.
Essa experiência o levou a perceber que a luta contra a pobreza poderia ser não apenas uma causa nobre, mas também uma oportunidade de negócio. Em 1949, ele inaugurou a primeira loja da Oxfam, ao criar um novo modelo para a captação de recursos.
Nos primeiros anos, Mitty trabalhou como voluntário, sem receber remuneração. Com o tempo, ele se tornou o primeiro funcionário a receber pagamento pelo seu trabalho.
Leia também: “Inteligência artificial identifica necessidade de água nas plantas”
Em 1971, ele conseguiu gerar mais de um milhão de libras em benefícios para a organização. Até o ano 2000, Oxfam já contava com mais de mil lojas de caridade e milhares de voluntários engajados em suas causas.
Mitty casou-se com Dorothy White em 1942, mas ficou viúvo em 1995. O casal teve dois filhos, e um deles continuou o legado deixado por seu pai.
Joseph Sidney Mitty não apenas impactou a vida de muitas pessoas, mas também estabeleceu um modelo duradouro que demonstra como utilizar o empreendedorismo para combater a pobreza e ajudar os necessitados.