A série japonesa Kamen Rider Black, uma das mais populares no Brasil e em diversos outros países nos anos 1980 e 1990, estreou em 4 de outubro de 1987. A série foi originalmente transmitida no Japão pela CBS e TBS, com exibição até outubro de 1988.
No Brasil, relata o History Channel Brasil, ela foi ao ar em 1991 na extinta Rede Manchete, canal que marcou uma geração com a exibição de séries japonesas de heróis.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Black Kamen Rider faz parte do gênero Tokusatsu, que se caracteriza pelo uso intensivo de efeitos especiais típicos de filmes de super-heróis. A série foi produzida pela Toei Company em parceria com a Ishinomori Productions.
A trama é centrada nos irmãos de criação Issamu Minami e Nobuhiko Aikizuki, que são lançados em uma batalha contra a seita secreta e organização criminosa chamada Gorgom.
A história começa durante a festa de 19 anos dos irmãos, quando eles são surpreendidos por uma invasão de gafanhotos. Sem que soubessem, eles haviam sido escolhidos para suceder a liderança da seita Gorgom. Precisariam lutar até a morte para decidir quem seria o próximo Rei.
Transformação e dilema
Ambos passam por uma transformação que os converte em homens-gafanhoto com poderes sobre-humanos. Como parte do processo, suas memórias deveriam ter sido apagadas, mas Issamu, que se torna o herói Kamen Rider Black, mantém suas lembranças.
Decidido a lutar contra Gorgom, Issamu enfrenta um dilema pessoal: salvar o mundo enquanto tenta libertar seu irmão Nobuhiko, que teve suas memórias apagadas e foi transformado em seu maior inimigo.
Essa história de ação, mistério e drama pessoal fez com que Kamen Rider Black se tornasse uma das séries mais icônicas do gênero Tokusatsu. Conquistou, desta maneira, uma legião de fãs ao redor do mundo.