Em 6 de setembro de 1915, o protótipo de um tanque de guerra, chamado Little Willie, foi produzido na Inglaterra. Com o peso de 14 toneladas, ele enfrentou algumas dificuldades, como ficar preso em trincheiras e mover-se a apenas 3 km/h. Melhorias contínuas no desenho dos tanques mudaram profundamente o cenário das batalhas militares.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
O desenvolvimento dos tanques britânicos foi uma resposta direta ao impasse das trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Em 1914, o coronel Ernest Swinton e William Hankey, este último secretário do Comitê de Defesa Imperial, propuseram um veículo blindado com esteiras.
Para isso, ele tiveram de convencer Winston Churchill, à época ministro da Marinha, que formou um comitê para desenvolver o protótipo. Para manter o projeto secreto, os veículos foram chamados de “tanques”.
Desenvolvimento dos primeiros protótipos
O primeiro protótipo, Little Willie, foi apresentado em setembro de 1915. Em virtude de seu desempenho insatisfatório, um segundo protótipo, Big Willie, foi criado e, em 1916, participou da Primeira Batalha do Somme.
Leia mais: “5 de setembro na História: morre a santa Madre Teresa de Calcutá”
Conhecido como Mark I, este tanque era barulhento, quente e tinha problemas mecânicos, mas seu potencial foi reconhecido. Na Batalha de Cambrai, em 1917, 400 tanques Mark IV capturaram 8 mil soldados inimigos e cem armas.
Tanque de guerra: um veículo essencial no campo de batalha
Com o tempo, os tanques se tornaram essenciais nas batalhas. Na Segunda Guerra Mundial, por exemplo, desempenharam papéis decisivos. Também foram cruciais na Guerra do Golfo.
Nesta sexta-feira, 6, comemora-se o impacto histórico dos tanques militares desde a criação do Little Willie, em 1915.