Em 8 de outubro de 1992 a empresa de jogos eletrônicos Midway Games lançava o primeiro título do Mortal Kombat. Sua combinação de história, personagens e intenso uso da violência o tornaram um hit mundial na indústria de games.
O jogo tornou-se muito conhecido – e polêmico – em razão de cenas bem agressivas durante o combate entre adversários. Eram movimentos de intensa violência e muito sangue.
As controvérsias e discussões acerca do conteúdo ajudaram a aumentar ainda mais a fama do game. Os quatro cantos do mundo passaram a consumir o produto.
Leia mais notícias de História na Oeste
Na época de seu lançamento, os gráficos digitalizados de atores reais projetavam uma luta muito realista. A qualidade contrastava com o concorrente do momento, o Street Fighter 2.
Os jogadores podiam escolher um dos sete lutadores que iriam participar de um campeonato com guerreiros do mundo inteiro. Depois, era preciso derrotar Goro e o chefe Shang Tsung para sagrar-se campeão, encerrando, assim, o combate.
Mortal Kombat foi lançado, inicialmente, para os fliperamas. Mais tarde, ganhou versões para os consoles caseiros. O enorme sucesso do game rendeu várias sequências aos jogos, filmes, séries e até histórias em quadrinhos.
Produtora faliu e Warner Bros. assumiu sequência
Em 2011, depois da falência da Midway Games, a produção de Mortal Kombat foi adquirida pela Warner Bros. Games, com o desenvolvimento da NetherRealm Studios. A empresa tem sede na Califórnia, nos Estados Unidos.
A empresa desenvolve os jogos da franquia para várias plataformas. A Warner Bros. Entertainment detém atualmente os direitos da franquia.
A produção do primeiro jogo foi baseada na ideia original que Ed Boon e John Tobias tinham em fazer um jogo em que participasse Jean-Claude Van Damme, mas a ideia foi deixada de lado.
Van Damme não gostou da ideia
O jogo seria licenciado com o nome Van Damme. Inclusive, a produção usou imagens do corpo do ator e seus movimentos de lutas como base para personagens inicialmente.
Contudo, não deu muito certo. Segundo Ed Boon, o ator Jean Claude Van Damme não gostou muito da ideia no longo prazo. Ainda ainda, o estúdio usou Van Damme como modelo no filme O Grande Dragão Branco.
Apesar de Van Damme não participar das filmagens, o personagem Johnny Cage (iniciais JC em homenagem) inspirou-se no ator belga.
Com o passar do tempo, o jogo mudou sua proposta inicial e, com isso, passou a ter inspirações em outras obras e pessoas, como é o caso de Aventureiros no Bairro Proibido.
O jogo inspirou-se no personagem Thunder para dar vida a Raiden, o deus do trovão. Já o agressivo Lo Pan serviu como referência para a criação do vilão de Mortal Kombat, Shang Tsung.
Eu era fã.