No dia 9 de outubro de 1989, a agência Tass, da Rússia, divulgou que um óvni teria pousado em Voronezh, cidade localizada a 300 km do sudeste de Moscou. Cientistas confirmaram a presença de seres gigantes com cabeças pequenas, que provocou curiosidade e espanto na população.
Testemunhas descreveram uma esfera brilhante que flutuou sobre o parque. Três criaturas humanóides e um robô teriam emergido do óvni. Uma pessoa afirmou que os aliens tinham entre 3 e 4 metros de altura, mas com cabeças muito pequenas.
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Depois de caminharem próximos ao disco, os seres teriam retornado e desaparecido dentro dele. Esse relato remete a uma história de outra testemunha, que encontrou um extraterrestre na cidade de Perm.
Medvedev descreveu o alienígena como semelhante a um homem, mas mais alto do que a média e com pernas curtas. Além diso, afirmou que a figura tinha apenas um pequeno botão, em vez de uma cabeça.
Genrikh Silanov, chefe do Laboratório de Geofísica Voronezh, encontrou uma depressão de 18,2 metros e duas rochas desconhecidas. A análise inicial sugeriu que os minerais não eram de origem terrestre, o que aumentou o mistério sobre uma suposta visita de aliens ao Planeta Terra.
A repercussão global dos óvni na Rússia
Moradores relataram avistar objetos em forma de banana no céu. A notícia da Tass ganhou repercussão global, tanto que ganhou atenção do jornal norte-americano The New York Times, que escreveu sobre o registro no dia 11 de outubro de 1989.
O artigo Pouso de óvni é um fato, não é fantasia, insistem os russos, destacou a seriedade do evento. Isso intensificou as discussões sobre a possibilidade de vida extraterrestre.
Ainda nos dias atuais, o incidente continua a ser um marco na história dos avistamentos de óvnis. O assunto intriga entusiastas e pesquisadores sobre a existência de vida além da Terra.